Diário de São Paulo
Siga-nos
‘REFORMA PÚBLICA’

Janja abre as portas do Palácio da Alvorada e entristece web ao mostrar estragos pós governo Bolsonaro

A primeira-dama afirmou que tem a intenção de tombar móveis históricos que lá estão

Janja abre as portas do Palácio da Alvorada. - Imagem: Reprodução | GloboNews
Janja abre as portas do Palácio da Alvorada. - Imagem: Reprodução | GloboNews

Marina Roveda Publicado em 06/01/2023, às 10h51


Janja Lula da Silva, abriu as portas do Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira (5), e mostrou onde ela e o presidente Lula vão morar pelos próximos anos. Ela exibiu as áreas íntimas da residência oficial e disse que vai reabrir a parte pública para visitação.

A primeira-dama apontou diversas deteriorações causadas pelo tempo em tapetes, sofás rasgados, infiltração nas paredes, janelas quebradas e obras de arte que não estão lá (e que ainda não foram rastreadas para se saber onde estão).

Ainda foi possível ver objetos deixados pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro, no local, como por exemplo, a caneta Bic.

Janjarevelou que Lula “ficou mexido” e "um tanto decepcionado" ao visitar o Alvorada na terça-feira (3) e encontrar o prédio nesta situação. 

O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção. Os pés dos móveis – que são de latão – não estão polidos, os móveis não são os originais, vamos tentar recuperá-los. A presidência da República tem um depósito de móveis e é preciso ver o que foi para lá. Tem muitos objetos que foram transportados de um lado para o outro, então a gente precisa localizar esses objetos”, explicou. 

Para tornar viável a mudança, a primeira-dama pretende começar uma reforma na parte principal do Alvorada nos próximos 20 dias. Ela também tem a intenção de tombar móveis históricosque estão no Palácio da Alvorada.

"O prédio é tombado. Estamos pensando em fazer o tombamento das coisas que estão dentro do Alvorada. Para que não aconteça mais isso, de um governante chegar e retirar as coisas que são patrimônio do Estado brasileiro."

Confira o vídeo abaixo: 

Compartilhe  

últimas notícias