Diário de São Paulo
Siga-nos
Investigação

Ida de Bolsonaro a embaixada da Hungria será apurada pela PF; entenda

O ex-presidente passou duas noites em embaixada após ser alvo da Polícia Federal

Ida de Bolsonaro a embaixada da Hungria será apurada pela PF; entenda - Imagem: reprodução Fotos Públicas
Ida de Bolsonaro a embaixada da Hungria será apurada pela PF; entenda - Imagem: reprodução Fotos Públicas

Vitória Tedeschi Publicado em 25/03/2024, às 16h34


Nesta segunda-feira (25), foi anunciado que a Polícia Federalvai investigar a intenção de Jair Bolsonaro (PL) de ter ido à embaixada da Hungria em Brasília dias depois de ter seu passaporte apreendido em uma operação.

De acordo com o Blog da Andréia Sadi, o jornal americano The New York Times revelou que o ex-presidente passou dois dias na embaixada, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, depois de ter sido alvo de operação da Polícia Federal sobre suposta tentativa de golpe de Estado no dia 8 daquele mês.

Vale citar que, alvo de investigações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente não poderia ser preso na embaixada estrangeira porque estaria legalmente fora do alcance das autoridades brasileiras.

Em nota divulgada pelo g1, a defesa de Bolsonaro afirmou que o ex-presidente ficou dois dias hospedado na embaixada. No entanto, ao contrário das acusações de que estaria tentanto escapar da justiça, os advogados de Bolsonaro afirmaram que ele esteve no local para "manter contato com autoridades do país amigo". Confira a nota na íntegra abaixo:

"COMUNICADO AOS VEÍCULOS DE IMPRENSA

O ex-Presidente da República, Jair Bolsonaro, passou dois dias hospedado na embaixada da Hungria em Brasília para manter contatos com autoridades do país amigo.

Como é do conhecimento público, o ex-mandatário do país mantém um bom relacionamento com o premier húngaro, com quem se encontrou recentemente na posse do presidente Javier Milei, em Buenos Aires.

Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações.

Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news.

São Paulo, 25 de março de 2024".

Compartilhe  

últimas notícias