Diário de São Paulo
Siga-nos
Reunião

''Duramente testadas e prevaleceram'', diz Biden a Lula sobre a democracia

Durante a reunião entre os presidentes, algumas pautas principais foram discutidas

Biden, nesta sexta-feira (10), se reuniu com o presidente Lula, na Casa Branca. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial
Biden, nesta sexta-feira (10), se reuniu com o presidente Lula, na Casa Branca. - Imagem: reprodução I Instagram @lulaoficial

Juliane Moreti Publicado em 10/02/2023, às 19h36


Nesta sexta-feira (10), o presidente do Brasil Luiz Inácio da Silva (PT) encontrou o presidente dos Estados Unidos (EUA), Biden, na Casa Branca. Eles conversaram brevemente, passaram pela imprensa e foram até a reunião marcada na sede do governo americano.

Durante o encontro, Biden afirmou que as duas democracias, apesar de testadas, prevaleceram. ''Nossas duas nações são democracias fortes e foram duramente testadas e prevaleceram. Em ambos os casos, a democracia prevaleceu'', citou.

No Salão Oval com os jornalistas, conforme o portal UOL, Biden ainda reafirmou sobre apoiar a ''livre vontade do povo brasileiro''. ''Firmei nosso acordo inabalável à democracia e quando falamos sobre nossas agendas, elas pareciam muito semelhantes'', comentou.

''Eu afirmei o apoio incondicional dos EUA à democracia brasileira e o respeito pela livre vontade do povo brasileiro. Somos as duas maiores democracias do hemisfério e Brasil e EUA se unem para reijeitar a violência política e os ataques às nossas instituições'', continuou.

''Eu acredito que, como te falei (disse a Lula), acredito que devemos continuar juntos os valores democráticos'', citou, durante o encontro que se prolongou mais tempo do que o planejado, em que o petista foi acompanhado da esposa. 

Entre os três principais temas que seriam discutidos entre os presidentes dos países no tempo da reunião, ainda segundo o portal, estavam: a defesa da democracia, dos direitos humanos e do meio ambiente. 

Compartilhe  

últimas notícias