Estima-se que as movimentações do processo contra o político ainda devem sacudir o clima no Congresso
Mateus Omena Publicado em 17/05/2023, às 14h49
Após ter seu mandato cassado como deputado federal, Deltan Dallagnol (Podemos-PR) já está se movendo para entrar na Justiça com um recurso para recuperar o cargo no Congresso.
Depois de ser derrotado de forma unânime no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ele espera ‘dar a volta por cima’ por meio do STF (Supremo Tribunal Federal).
O documento tem sido avaliado pela equipe do ex-procurador da Lava Jato desde ontem a noite e deve ser apresentado nos próximos dias.
O recurso de Deltan, no entanto, deve enfrentar resistências no Supremo Tribunal Federal. Mas, não é recente que uma ala do tribunal tem fortes críticas ao ex-procurador e os métodos da Lava Jato.
Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli já chamaram a atuação da extinta força-tarefa como "pau de arara do século 21".
O caminho mais fácil para Deltan seria se o seu recurso fosse distribuído a um ministro mais simpático à Lava Jato. Historicamente, Edson Fachin, Luiz Fux e Roberto Barroso, por exemplo, deram votos favoráveis à operação.
Por outro lado, uma decisão liminar que suspendesse os efeitos do julgamento do TSE, precisaria passar por referendo no plenário. Para isso, Deltan deveria começar com três votos contrários: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Nunes Marques integram o TSE e votaram para cassar o mandato do deputado.
Mesmo que ainda caibam recursos ao TSE, e ao Supremo, a decisão do TSE de cassar Deltan tem efeito imediato.
Segundo o portal UOL, o tribunal vai intimar a Câmara dos Deputados ainda nesta quarta-feira (17) - a Casa tem um rito próprio e burocrático, o que pode adiar por alguns dias a perda do mandato, mas o processo não tem o condão de alterar a decisão do TSE.
Na página do tribunal eleitoral, o perfil de Deltan já consta como "não eleito" e o seu registro de candidatura recebeu o status de "indeferido".
Leia também
VÍDEO: Will Smith ganha presente de fã brasileiro e emociona ao retribuir da mesma forma; assista
Eduardo Costa dá chilique e show de estrelismo na festa de aniversário do próprio filho
ÁUDIO: mãe de santo revela traição que levou Deolane Bezerra à cadeia; ouça
Eleições do Santos FC: pesquisa revela que Rodrigo Marino é o preferido entre os sócios-torcedores
Novo plano contra Dengue, Zika e febre Oropouche é anunciada pelo governo federal
Andressa Urach vende piercing íntimo por valor de centenas de milhares
Influenciador com cinco esposas faz harmonização íntima para aumento genital
Camila Moura se emociona ao falar sobre término com Lucas Buda em "A Fazenda 16"
Governo Federal realizará novo levantamento de beneficiário do Bolsa Família
Motorista que matou criança e bebê ao invadir ponto de ônibus é condenado a 23 anos de prisão