Diário de São Paulo
Siga-nos
Sessão no Congresso

Congresso analisa projetos de lei vetados por Lula; veja quais

Os vetos de Jair Bolsonaro também foram analisados

Os vetos de Jair Bolsonaro também foram analisados - Imagem: reprodução Fotos Públicas
Os vetos de Jair Bolsonaro também foram analisados - Imagem: reprodução Fotos Públicas

Vitória Tedeschi Publicado em 28/05/2024, às 15h16


Nesta terça-feira (28), o Congresso Nacional reuniu deputados e senadores para analisar uma série de trechos de projetos de lei vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com informações do jornal O Estado de S.Paulo, os temas mais controversos estão as "saidinhas" de presos do regime semiaberto e o calendário de pagamento de emendas impositivas incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Além do veto de Bolsonaro a um artigo que tratava como crime a disseminação de fake news.

A decisão sobre esses vetos foi adiada após a última sessão, realizada em 9 de maio. Ao todo, são 20 vetos em análise, sendo que 17 deles bloqueiam a pauta do Congresso.

A expectativa inicial era de que a “saidinha” fosse analisada no começo do mês, mas o adiamento ocorreu em acordo com a oposição, que, em troca, quer a manutenção de um veto de Bolsonaro sobre a legislação de 2021 que substituiu a antiga Lei de Segurança Nacional (LSN).

O governo deve tentar sensibilizar os parlamentares até o momento da sessão de hoje, mas a avaliação nos bastidores é de que será difícil evitar a derrubada dos vetos.

Compartilhe  

últimas notícias