Diário de São Paulo
Siga-nos
Eleições Municipais

Como funciona o processo de reeleição para os prefeitos e vereadores?

A eleição para os cargos de prefeito e vereadores acontecerá em outubro de 2024

Como funciona o processo de reeleição para os prefeitos e vereadores? - Imagem: Reprodução Pexels
Como funciona o processo de reeleição para os prefeitos e vereadores? - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 15/02/2024, às 11h03


Em outubro deste ano de 2024, acontecerá as eleições municipais em todo o Brasil, tendo isso em vista, serão várias opções para você escolher o melhor candidato para votar, alguns serão novos entre o meio, já outros tentarão se reeleger. Mas nem todos vão poder fazer isso. 

Entenda:

  • Quantas vezes um prefeito e um vereador podem se reeleger?

O candidato ao cargo de prefeitotem o poder de se reeleger apenas uma vez. Mas caso, ele dê um intervalo entre um mandato e outro, poderá voltar a se candidatar. 

O mesmo processo também servirá para todos os cargos de Poder Executivo como governadores e presidentes da República, segundo as informações do portal da CNN Brasil.

Enquanto isso, os vereadores não possuem um limite exato de reeleições, desde que passem novamente pelo processo de eleição e ganhem os votos necessários. Isso também se adequa aos senadores e deputados.  

  • Existe alguma exceção?

Ao falar em exceção, existe apenas um caso possível: se o parlamentar de Poder Legislativo assumir temporariamente o posto de um prefeito que tenha precisado se ausentar, está fora ou de licença, ele não pode concorrer à eleição daquele ano. Isso não poderia acontecer no período de 6 meses anteriores à eleição.

Compartilhe  

últimas notícias