Diário de São Paulo
Siga-nos

BOMBA - Senador garante que Lula tinha conhecimento prévio dos atos de 8 de janeiro

Ainda de acordo com o senador Marcos do Val, o presidente tinha recebido minuta de intervenção federal no dia 3 de janeiro

Invasão 8 de janeiro. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil
Invasão 8 de janeiro. - Imagem: Reprodução | Marcelo Camargo / Agência Brasil

Marina Roveda Publicado em 03/04/2023, às 08h26


O senador Marcos do Val (PODEMOS) chocou ao revelar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estava ciente dos atos de vandalismo que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. 

Durante sua participação no programa ‘Tá Na Roda’, da Jovem Pan News, neste domingo (2), o parlamentar afirmou ter tido acesso a um documento guardado em um cofre no Senado Federal que comprova a possível responsabilidade do governo federalnos atos de depredação dos prédios públicos. Do Val revela que o documento detalha informações sobre os ônibus usados pelos manifestantes, os nomes dos envolvidos e até mesmo a identidade das pessoas que dariam treinamento para destruir e quebrar. Segundo ele, em nenhum momento o relatório indica que a manifestação seria pacífica, o que aumenta ainda mais o grau de periculosidade. 

O senador ainda afirma que dois dias antes dos atos, Lula teria recebido a minuta da intervenção federal. Já o ministro da Justiça, Flávio Dino, é criticado por Do Val e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), que protocolou um requerimento na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ministro por crime de responsabilidade e ato de improbidade administrativa no episódio de 8 de janeiro. O parlamentaralega que o ministro do governo Lula "deixou de apresentar providências para impedir os ataques".

Compartilhe  

últimas notícias