Diário de São Paulo
Siga-nos
Depoimento

Bolsonaro não entende pergunta sobre ser 'cis' ao ser questionado pela PF em audiência

Ex-presidente ficou em silêncio durante seu depoimento à PF, mas tentou responder pergunta inicial porém não sabia dizer se era 'cis' ou não

Bolsonaro não entende pergunta sobre ser 'cis' ao ser questionado pela PF em audiência - Imagem: reprodução Twitter I @jc_pe
Bolsonaro não entende pergunta sobre ser 'cis' ao ser questionado pela PF em audiência - Imagem: reprodução Twitter I @jc_pe

Milleny Ferreira Publicado em 23/02/2024, às 12h23


Durante sua ida à Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (22), o ex-presidente Jair Bolsonaro foi abordado pelo delegado responsavél por ouvir seu depoimento, e questionado se ele se identificava como “cis”.

A expressão “cis”, vem em referência e abreviação de “cisgênero”, que pode-se denominar como todo indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Ao contrário de pessoas “transgênero”, que são todos aqueles que se identificam com um sexo diferente do qual nasceu.

Bolsonaro que ficou cerca de 15 minutos na delegacia para prestar depoimento, decidiu ficar em completo silêncio sobre qualquer declaração sobre o caso que seria abordado, respondeu apenas ao delegado que não tinha ciência sobre a pergunta inicial e nem o que era “cis”. 

Após a explicação das autoridades sobre o termo, ao ex-presidente, também lhe foi informado que agora esta é uma das perguntas que fazem parte do novo procedimento da PF, que inclui os termos “transgênero” e “cisgênero” na lista de dados de pessoas que prestam depoimento à corporação, de acordo com o portal UOL.

O novo procedimento também inclui o campo “orientação sexual” e foi concedido para acompanhar as diretrizes adotadas pelo governo atual do presidente Lula, em suas políticas LGBTQIA+, desde janeiro de 2024.

Compartilhe  

últimas notícias