Diário de São Paulo
Siga-nos
Fique Atento!

ATENÇÃO: Prazo para baixar ou atualizar o e-Título termina neste sábado (5)

App ficará indisponível no dia da eleição para evitar instabilidade no sistema; veja como instalar

Os cidadãos têm até este sábado (5) para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título - Imagem: Reprodução / Freepik
Os cidadãos têm até este sábado (5) para baixar ou atualizar o aplicativo e-Título - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 05/10/2024, às 13h59


Os cidadãos que pretendem utilizar o título de eleitor em formato digital têm até este sábado (5), para realizar o download ou atualizar o aplicativo e-Título. De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no domingo, dia 6, quando os eleitores se dirigirão às urnas para eleger novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, não será possível baixar o aplicativo. Esta restrição temporária tem como objetivo evitar problemas de instabilidade no sistema durante o processo eleitoral. O acesso ao aplicativo será normalizado na segunda-feira, dia 7.

Lançado em 2017, o e-Título funciona como uma identificação digital para aqueles que realizaram o cadastro biométrico, permitindo seu uso no momento da votação. O aplicativo oferece diversas funcionalidades, incluindo informações sobre a zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência e certidão de quitação eleitoral.

Para acessar o e-Título, os eleitores devem baixar o aplicativo disponível nas plataformas Apple e Android, preenchendo as informações pessoais necessárias para validar seu acesso. Durante a votação, é importante lembrar que não é permitido levar o celular à cabine de votação; o dispositivo deve ser deixado com o mesário responsável.

É importante ressaltar que certidões de casamento ou nascimento não são aceitas como substitutos para o título de eleitor no ato de votar.

Nas eleições de 2024, o primeiro turno ocorrerá neste domingo, dia 6 de outubro. Caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos — 50% mais um — será necessário realizar um segundo turno. Este está agendado para o dia 27 do mesmo mês e só se aplica a municípios com mais de 200 mil eleitores. No segundo turno, apenas os dois candidatos mais votados no primeiro participam da disputa.

Compartilhe