Diário de São Paulo
Siga-nos
GUERRA NA UCRÂNIA

Após reunião no G20, Lula garante que Putin não será preso: "não há por que ele ser preso"

Brasil sediará G20 em 2024 e Lula convida Putin sem risco de detenção

Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin - Imagem: Divulgação | Ricardo Stuckert
Luiz Inácio Lula da Silva e Vladimir Putin - Imagem: Divulgação | Ricardo Stuckert

Marina Roveda Publicado em 10/09/2023, às 13h24


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, não será detido caso visite o Brasil para participar da cúpula do G20 em 2024, uma vez que o país será sede do encontro no próximo ano. Em uma entrevista ao canal indiano "Firstpost", o presidente confirmou que Putin receberá um convite para a próxima edição do G20.

Lula declarou: "Eu acredito que Putin pode ir facilmente para o Brasil. Se eu sou o presidente do Brasil e ele for ao Brasil, não há razão para ele ser preso. Ele não será preso". A entrevistadora então lembrou que Putin foi condenado em março pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra. Mesmo o Brasil sendo signatário do tribunal, o presidente brasileiro descartou emitir um mandado de prisão contra o líder russo, afirmando que prender alguém no Brasilsem autorização do governo não estaria respeitando a independência do país.

Na entrevista, Lula também destacou que o Brasil é "100% contra a invasão da integridade territorial de qualquer país", referindo-se à invasão da Rússiaà Ucrânia sem consultar outras nações. Ele reiterou seu discurso a favor do fim da guerra como parte de sua política externa.

Compartilhe  

últimas notícias