Diário de São Paulo
Siga-nos
Cassação

Após Nikolas Ferreira usar peruca e dizer ter virado 'Deputada Nikole', parlamentares pedem cassação

O político bolsonarista teve falas e atitudes consideradas transfóbicas durante seu discurso, no Dia Internacional da Mulher, na Câmara

Após Nicolas Ferreira usar peruca e dizer ter virado 'deputada Nikole', parlamentares pedem cassação - Imagem: reprodução Instagram @nikolasferreiradm
Após Nicolas Ferreira usar peruca e dizer ter virado 'deputada Nikole', parlamentares pedem cassação - Imagem: reprodução Instagram @nikolasferreiradm

Jessica Anjos Publicado em 09/03/2023, às 11h40


Nesta quarta-feira (8), a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) confirmou, ao lado da bancada do PSB e outros partidos políticos, que irá pedir ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados a cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) após ele ter falas e atitudes transfóbicas em discurso no plenário da casa no Dia Internacional da Mulher.

Em 2019, a transfobia foi igualada ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao final do dia, o Ministério Público Federal(MPF), de acordo com o G1, já tinha apresentado uma representação para a Câmara pedindo que a Mesa Diretora avaliasse a postura do deputado federal. Segundo a procuradora Luciana Loureiro, do MPF-DF, foi solicitado que sejam apuradas as violações éticas cometidas por Nikolas.

O discurso de Nikolas Ferreira

Durante seu pronunciamento no Dia Internacional da Mulher na Câmara dos deputados, Nikolas Ferreira disse que as "mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres".

Minutos antes do deputado discursas, tinha subido à tribuna a deputada Erika Hilton (PSOL-SP). Ela e Duda Salabert (PDT-MG) são as primeiras deputadas federais transexuais da história do Brasil.

Nikolas vestiu uma peruda e disse que naquele dia "se sentia uma mulher".

"Hoje, no Dia Internacional das Mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, porque eu não estava no meu local de fala. Solucionei esse problema [vestiu uma peruca]. Hoje, me sinto mulher. [Sou a] Deputada, Nikole. As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", disse. Assista ao momento abaixo:

Após o discurso do parlamentar, Tabata Amaral pediu a palavra e chamou o deputado de "moleque".

"Estamos falando de um homem que no Dia Internacional das Mulheres tirou nosso tempo de fala para fazer uma fala preconceituosa, criminosa, absurda e nojenta. A transfobia ultrapassa a liberdade de discussão que é garantida pela imunidade parlamentar", defendeu.

Durante sua fala, Tabata afirmou que estava entrando, ao lado da bancada do PSB e muitos outros parlamentares, com um pedido de cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira.

Notícia-crime no STF

Além do pedido de cassação do mandato de Nikolas Ferreira, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), líder do partido, afirmou que eles irão apresentar uma notícia-crime ao STF. Caso seja aceita pelo órgão, pode se tornar uma ação penal, e o deputado se tornará réu.

"Nada mais típico do que um machista desocupado do que fazer isso justamente no dia 8 de março. Tentou fazer uma piada de algo que não tem graça. A expectativa de vida da população trans é de cerca de 27 anos", destacou.

Compartilhe  

últimas notícias