Denúncia da PGR aponta corrupção, lavagem de dinheiro e atuação em rede criminosa envolvendo decisões judiciais

Redação Publicado em 07/05/2026, às 19h04 - Atualizado às 19h40
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o desembargador Ivo de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Com a decisão, ele passa a responder formalmente a uma ação penal por suspeita de participação em um esquema de venda de decisões judiciais.
Além do magistrado, também se tornaram réus o filho dele, Ivo de Almeida Júnior, e outras três pessoas apontadas como integrantes do grupo investigado. Eles respondem por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, advocacia administrativa e associação criminosa. O caso tem origem em investigações da Polícia Federal no âmbito da Operação Churrascada, deflagrada em 2024.
Segundo a denúncia, o desembargador teria utilizado sua posição no Judiciário e o acesso privilegiado a sistemas restritos para beneficiar terceiros em diferentes situações. A PGR afirma que o magistrado não apenas auxiliou no acesso a dados, como também teria orientado estratégias de defesa.
As investigações também indicam que, em 2022, Ivo de Almeida teria atuado em favor de interesses de agentes públicos ligados à Polícia Civil paulista, incluindo um escrivão do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e um delegado. Para os investigadores, essas atuações extrapolariam a função jurisdicional e se inseririam em uma rede de favorecimentos indevidos.
A PGR sustenta ainda que o desembargador integraria uma estrutura criminosa voltada à prática de corrupção e ocultação de valores. Em um dos casos citados, ele teria solicitado R$ 65 mil para a concessão de um habeas corpus. O conjunto de provas reunido pela investigação aponta, segundo o Ministério Público, a ocorrência de ao menos 24 episódios de lavagem de dinheiro entre 2019 e 2022.
Leia também

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

EUA e talibãs assinam acordo e tropas devem deixar o Afeganistão

EXPLÍCITO: MC Mirella apela com vídeo de sexo para promover OnlyFans; assista

Avião da Seleção volta ao Brasil com apenas Danilo e vira símbolo da crise após queda na Copa

Isover Saint-Gobain encerra produção de lã de vidro em Santo Amaro após anos de reclamações

Bove diz que prefere um corrupto cristão e reacende debate sobre ética; deputado é réu por violência doméstica e descumprimento de medida protetiva

Trump inicia novos ataques no sul do Irã após encerrar cessar-fogo

Trump ameaça novo ataque ao Irã e mira ilha estratégica do petróleo

Campeão mundial pela França dispara contra a Seleção Brasileira: "Dá vontade de vomitar"

ONG aciona Comissão de Ética do COI contra Infantino por supostas violações de neutralidade política