Diário de São Paulo
Siga-nos

Força-tarefa da polícia e MP realiza operação de combate à sonegação fiscal em SP e AL

Entre os alvos da ação estão empresas paulistas investigadas por suspeita de abrirem filiais de fachada no estado alagoano para conseguirem isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS)

Força-tarefa da polícia e MP realiza operação de combate à sonegação fiscal - Imagem: Divulgação
Força-tarefa da polícia e MP realiza operação de combate à sonegação fiscal - Imagem: Divulgação

G1 Publicado em 10/08/2022, às 08h14


Uma força-tarefa envolvendo a Polícia Civil, Polícia Militar (PM) e o Ministério Público (MP) de São Paulo e de Alagoas realiza na manhã desta quarta-feira (10) uma operação conjunta de combate à sonegação fiscal nesses estados. Também participam da Operação Plástico Quimérico, como a ação foi batizada, a Receita Federal e as secretarias das fazendas paulista e alagoana.

Entre os alvos da ação estão empresas paulistas investigadas por suspeita de abrirem filiais de fachada (que na prática jamais existiram) no estado alagoano para conseguirem lá a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias ou Serviços (ICMS).

De acordo com policiais que participam da Operação Quimérico, como a ação foi batizada, foram sonetados R$ 76 milhões em São Paulo e Alagoas. Segundo a Receita Federal, o grupo criminoso emitiu mais de 5 mil notas fiscais fraudulentas.

A Justiça de Alagoas determinou, no total, o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e colocação de tornozeleiras eletrônicas em seis dos investigados, que são responsáveis por algumas dessas empresas.

Os alvos estão nas cidades alagoanas de Maceió, capital do estado, e Palmeiras dos Índios. No estado de São Paulo os alvos estão nos municípios de Cajamar, Jundiaí, Guarulhos, São Bernardo do Campo e a na capital paulista.

Os envolvidos na ação informaram ainda que serão apreendidos celulares, equipamentos eletrônicos, documentos fiscais relevantes, armas e veículos de luxo, além de dinheiro em espécie, sem origem declarada.

O Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) e Grupo Especial de Reação (GER) participam da operação pela Polícia Civilde São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias