Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Médica é presa após morte de paciente durante procedimento estético

A clínica de Eliana Jimenez não tinha autorização da Vigilância Sanitária para seu funcionamento desde 2022

A médica colombiana Eliana Jimenez foi presa responsável pela morte de uma paciente. - Imagem: reprodução I G1
A médica colombiana Eliana Jimenez foi presa responsável pela morte de uma paciente. - Imagem: reprodução I G1

Juliane Moreti Publicado em 12/07/2023, às 15h51


Na manhã desta quarta-feira (12), a médica colombiana Eliana Jimenez foi presa em um condomínio de luxo acusada de matar a cozinheira Ingrid Ramos durante um procedimento estético na Barra da Tijuca (RJ). 

A cirurgia de lipoaspiração aconteceu no dia 15 de junho e a morte foi esclarecida: o coração da paciente, durante a operação, perdeu a capacidade de bombear sangue aos demais órgãos por causa de uma anestesia incorreta.

A gente conseguiu um laudo complementar onde ficou claro que Ingrid foi vítima de um choque cardiogênico. Ela veio a falecer pela anestesia que essa médica aplicou, o que não poderia ser feito'', explicou o delegado Ângelo Lages.

Durante a investigação, foi descoberto também que era para acontecer a remoção de uma queloide e também a lipoaspiração, contudo, os processos são corretamente realizados apenas em ambientes hospitalares.

A médica assumiu o risco de morte dessa paciente fazendo esse procedimento, que é invasivo, numa sala comercial. Logo após o óbito, ela passou a esconder o material cirúrgico que usou para fazer essa lipoaspiração'', detalhou o advogado. 

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Eliana por homicídio com dolo eventual e por fraude processual justamente por esconder as provas que poderiam auxiliar na investigação, solicitando a prisão preventiva. 

De acordo com informações do portal G1, a Vigilância Sanitária, em 2022, já tinha autuado a clínica da médica por falta de licença para funcionamento, além de 13 processos que correm na justiça por dano moral, material e erro médico. 

Compartilhe  

últimas notícias