Diário de São Paulo
Siga-nos
Humor?

Léo Lins: polícia indicia humorista por injúria após piada com deficientes

Mesmo depois de alertado, o comediante tornou a fazer comentários polêmicos

Leo Lins é conhecido por seu 'humor negro' - Imagem: reprodução Instagram
Leo Lins é conhecido por seu 'humor negro' - Imagem: reprodução Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 21/10/2022, às 08h36


A Polícia Civil de São Paulo terminou o inquérito policial e indiciou Leo Lins por crime de injúria qualificada depois de uma piada sua viralizar no Instagram.

Em abril deste ano, o humorista fez uma postagem onde criticou o 'cancelamento' de alguns de seus shows dizendo que preferia ser mudo a ter uma "voz feia" como a de uma pessoa com deficiência.

Agora, cabe ao Ministério Público aceitar a abertura da ação judicial para que ele se torne réu. 

O portal Notícias da TV teve acesso aos documentos do caso e ao relatório policial sobre a investigação e informa que os policiais afirmam que Lins quis ofender pessoas com deficiência de forma gratuita.

O inquérito também diz que o comediante se recusou a dar sua versão quando foi chamado para prestar depoimento. A investigação foi realizada pela 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Duas pessoas com deficiência (PCD) estiveram presentes na delegacia especializada para denunciar Leo Lins depois de verem os stories do humorista no Instagram.

No vídeo, ele dizia que escutou a voz de uma criança com paralisia cerebral e que preferia ser mudo do que ter um 'timbre estranho' igual aquele.

"Eu sei que o certo é surdo e não surdo-mudo, mas se eu tivesse uma voz desse jeito, preferia ser surdo", disse Lins.

Depois que algumas pessoas se mobilizaram para fazer um protesto em seus shows, o comediante compartilhou sons de focas e tornou a fazer piada com pessoas com deficiência. "Pelo menos será um protesto silencioso", ironizou.

Ao vizualizarem as postagens, duas vítimas fizeram denúncias formais ao Ministério Público e pediram uma investigação sobre o caso.

Para eles, houve ofensa gratuita e direta a pessoas com deficiência. Os denunciantes também enviaram um grande material com provas de que Leo já havia feito piadas capacitistas antes e era reincidente em casos do tipo.

Um dos denunciantes foi o influenciador digital Ivan Baron, que atualmente tem mais de 330 mil seguidores no Instagram. Baron tem deficiência motora e luta pela inclusão social na sociedade civil.

Na mesma rede social, Leo Lins acusou Baron na época de pegar um vídeo antigo com a piada contra surdos apenas para "lacrar" e causar seu "cancelamento".

Compartilhe  

últimas notícias