Diário de São Paulo
Siga-nos
Violência

Homem é estuprado em presídio após enviar pedido de ajuda à mãe em carta de partir o coração

O detento implorou pela ajuda da mãe e classificou a situação como "questão de vida ou morte"

Homem é estuprado em presídio após enviar pedido de ajuda à mãe em carta de partir o coração - Imagem: reprodução UOL
Homem é estuprado em presídio após enviar pedido de ajuda à mãe em carta de partir o coração - Imagem: reprodução UOL

Vitória Tedeschi Publicado em 09/01/2023, às 14h39


Um detento de 22 anos denunciou ter sido vítima de estupro dentro da Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares, em Patrocínio (MG). No mesmo dia do crime, a mãe e a avó do homem receberam cartas escritas por ele duas semanas antes, pedindo por ajuda e que elas fossem visitá-lo por uma "questão de vida ou morte".

De acordo com o Extra, ao advogado, o homem disse que na madrugada do último dia 2 acordou sentindo dores, mas não se lembrava do que havia ocorrido. Ao questionar outros presos que dividem cela com ele, um deles confirmou o crime. O rapaz está preso há cerca de dois anos por roubo e faz uso de remédios controlados.

Os dois homens acabaram se envolvendo numa briga pela manhã e foram submetidos a um período de 10 dias de isolamento, motivo pelo qual nem advogado nem familiares tiveram contato com o rapaz até o momento.

Também segundo o Extra, o advogado de defesa do detento, Erick Willian Couto, afirmou que o jovem enviou uma carta para a família no dia 19 de dezembro pedindo ajuda e 'colo' para a mãe, mas a mensagem só chegou para ela no mesmo dia em que o crime teria acontecido.

A princípio, os familiares achavam que ele pudesse estar passando por uma crise psicológica e, por isso, teria escrito o bilhete em um tom de desespero. No texto, ele pedia para que a mãe fosse vê-lo pessoalmente e com urgência, para tratar de uma questão de 'vida ou morte'.

"Mãe, eu preciso que a senhora venha me visitar urgente, é caso de vida ou morte. Assim que essa carta chegar nas mãos da senhora, deixa tudo que estiver fazendo e venha me ver. Seu filho está precisando da senhora", dizia parte do pedido enviado à mãe.

carta-na-integra-estupro-presidio
Carta em que o detento pede para que a mãe vá visitá-lo pessoalmente e com urgência / Imagem: EXTRA

Couto também afirmou que a avó dele ficou preocupada com o tom depressivo do texto e buscou colaboração com familiares de um outro detento. Ela foi informada de que o neto estaria sendo ameaçado dentro da cadeia, procurou ajuda de um advogado para obter informações e soube do crime. A família vive em Unaí, a 355 km da penitenciária.

Segundo a família, ele fazendo uso de remédios controlados para dormir, o que o faria passar até dois dias seguidos na cama. Por isso, a defesa pede que o caso seja investigado como estupro de vulnerável e culpa a administração da unidade prisional (e o estado) pelo ocorrido.

Em nota ao UOL, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou que o preso denunciou o caso aos policiais penais do presídio na manhã de segunda-feira (2), após os agentes separarem a briga entre os dois.

"O detento (suposta vítima) passou pela equipe de saúde da unidade e foi levado para a delegacia de Polícia Civil, responsável pelas investigações criminais. A unidade aguarda o resultado do laudo da perícia médica. Os dois encontram-se em celas separadas. A direção da unidade abriu um procedimento interno para apurar as circunstâncias do ocorrido. A unidade está controlada e segue sua rotina", diz comunicado da instituição.

Compartilhe  

últimas notícias