Diário de São Paulo
Siga-nos
Anvisa

Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril

Após 4 anos de autorização devido a pandemia, órgão proíbe novamente comercialização do produto

Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril - Imagem: Reprodução/Freepik
Anvisa volta a proibir venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 03/04/2024, às 16h51


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril de 2024. A medida, que havia sido tomada em caráter emergencial no início da pandemia de Covid-19 em 2020, foi revogada devido aos riscos de acidentes domésticos e intoxicações.

No entanto, a validade da última permissão expirou em dezembro do ano passado, e os estabelecimentos têm até 30 de abril para acabar com todos os produtos do estoques. A partir de 1º de maio, a comercialização volta a ser proibida. Vale ressaltar que, a venda de álcool 70% em gel continua autorizada.

Segundo o Metropoles, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) buscou negociar um acordo para flexibilizar o prazo de venda do álcool líquido, mas as negociações não obtiveram sucesso.

A venda de álcool líquido 70% foi proibida em 2002 devido ao alto índice de acidentes domésticos causados pela sua alta inflamabilidade. Em 2020, com a pandemia, a Anvisa reautorizou a venda para facilitar a higienização das mãos.

O produto foi proibido devido ser altamente inflamável e poder causar queimaduras graves. Além disso, o álcool em gel 70%, que continua liberado para venda, é tão eficaz quanto o líquido na higienização.

Compartilhe  

últimas notícias