Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime na universidade

Feminicídio na UFPI: mestrando teria estuprado e tirado fotos da jovem depois de morta

Mais detalhes sobre o crime foram revelados no inquérito policial

Feminicídio na UFPI: mestrando teria estuprado a vítima mais uma vez depois de matá-la - Imagem: reprodução
Feminicídio na UFPI: mestrando teria estuprado a vítima mais uma vez depois de matá-la - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 07/02/2023, às 10h44


Thiago Mayson, de 28 anos, acusado de estuprar e matar a estudante de jornalismo Janaína Bezerra, de 21, teria estuprado e tirado fotos do corpo da vítima violentamente ferido depois que ela já estava morta. As conclusões são do inquérito da Polícia Civil do Piauí.

O mestrando de Matemática da Universidade Federal do Piauí foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, estupro, fraude processual e vilipêndio a cadáver - violência sexual após a morte da vítima.

Segundo informações divulgadas pelo UOL, a delegada do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP) Nathália Figueiredo, Thiago teria filmado uma parte do crime, capturando o momento em que ele e a vítima estavam sujos de sangue.

O resultado das investigações foram divulgados hoje. Segundo informações da delegada, o inquérito foi concluído dentro do prazo legal, na última segunda-feira (06).

"O laudo do IML constata a violência sexual. Houve o crime de estupro, a vítima foi submetida a violência física e psicológica. A causa morte foi a luxação cervical que ela sofreu no ato sexual. Ele também praticou relação sexual com ela sem vida."

"A partir da análise das imagens que ele teria registrado, muito possivelmente por volta das 5h a vítima já estava em óbito. No vídeo registrado entre a 1ª e a 2ª violência sexual, ela ainda estava com vida, mas visivelmente em situação de vulnerabilidade, já suja de sangue. A gente já sabe que houve uma violência sexual e ele, não satisfeito, cometeu outra", relatou a delegada

De acordo com Nathália, que também é titular do núcleo investigativo de feminicídio do DHPP, a polícia conseguiu recuperar o vídeo que Thiago teria apagado de seu celular, onde mostra o intervalo entre a primeira e a segunda relação sexual com a vítima.

"Estamos na pendência do laudo toxicológico, deve sair nos próximos dias. Se for confirmado que a vítima estava sob efeito de drogas ou álcool, passa a ser estupro de vulnerável.", concluiu a oficial.

A defesa de Thiago salientou que só irá se manifestar quando estiver em posse de todas as informações que constam no laudo final e depois de uma conversa com os delegados responsáveis pelo caso.

"Não é a intenção de defesa posicionar a vítima como culpada pela fatalidade, isso jamais será nossa bandeira nessa batalha processual. O que temos a declarar é que houve uma fatalidade, tivemos uma vítima e duas famílias sofrendo nesse momento.", se posicionou a equipe.

Janaína Bezerra foi estuprada e assassinada em uma das salas de aula da UFPI, durante a festa de recepçãodos calouros organizada por estudantes da universidade, na noite do dia 27 de janeiro.

Compartilhe