Diário de São Paulo
Siga-nos

Espião russo debocha de brasileira que o ajudou a falsificar documento: "Achava que iria para o paraíso"

De acordo com uma mensagem obtida pelo FBI, Sergey Cherkasov afirma que convencer a moça foi extremamente fácil, uma vez que ela acreditava estar "prestando ajuda ao próximo"

Espião russo. - Imagem: Reprodução | TV Globo
Espião russo. - Imagem: Reprodução | TV Globo

Marina Roveda Publicado em 12/06/2023, às 08h15


O russo Sergey Cherkasov, investigado por espionagem no Brasil e nos Estados Unidos, está atualmente detido no Presídio Federal de Brasília, aguardando os desdobramentos das investigações e possíveis pedidos de extradição. Ele chegou ao Brasil em 2010 e adotou a identidade falsa de Victor Muller Ferreira, um brasileiro fictício.

Mensagens de texto trocadas entre Sergey e colegas de espionagem, analisadas pela Polícia Federal, revelaram que o russo obteve documentos brasileiros com a ajuda de uma amiga que trabalhava em um cartório em São Paulo. Em um áudio obtido com exclusividade pelo programa Fantástico, Sergey comenta sobre essa facilidade, mencionando a possibilidade de conseguir ajuda em várias questões.

"Se um dia você precisar de uma moça em um cartório que possa resolver várias coisas, é só ligar, entende?", diz ele, rindo.

Outra mensagem, obtida pelo FBI (Polícia Federal americana), revela que Sergey considerou bastante fácil convencer a moça, pois ela era religiosa e acreditava que, ao ajudar o próximo, alcançaria o paraíso.

Nas mensagens analisadas pela polícia, Sergey mencionava que a mulher trabalhava em um cartório na Rua Augusta, em São Paulo. No entanto, apurações da reportagem constataram que ela, na verdade, trabalhava em um cartório na região da Liberdade, também no centro da cidade. Até o momento, não há provas conhecidas de que a funcionária tenha cometido irregularidades no cartório, onde, aliás, não trabalha mais.

A mulher deverá prestar depoimento à Polícia Federal nesta semana, mas ainda não se sabe se ela é alvo de investigação. Nossa reportagem tentou entrar em contato com a ex-funcionária do cartório, porém, não obteve resposta às mensagens enviadas.

Compartilhe  

últimas notícias