Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste

Engenheiro é assassinado por vizinho após briga por rojão em SP; entenda

O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (2)

Um amigo teria dito aos policiais militares que a vítima e familiares estavam na rua soltando fogos de artifício quando o suspeito chegou - Imagem: reprodução/Metropóles e G1
Um amigo teria dito aos policiais militares que a vítima e familiares estavam na rua soltando fogos de artifício quando o suspeito chegou - Imagem: reprodução/Metropóles e G1

Thais Bueno Publicado em 05/01/2023, às 14h49


Na noite da última segunda-feira (2), um idoso, de 74 anos de idade, foi preso em flagrante após assassinar, de forma brutal, o próprio vizinho com uma arma de chumbinho em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

De acordo com informações do G1, o senhor atirou na cabeça da vítima que estava soltando rojões na Vila Balnearia.

Segundo o boletim de ocorrência ao qual a reportagem do veículo mencionado acima teve acesso, um amigo teria dito aos policiais militares que a vítima e familiares estavam na rua soltando fogos de artifício quando o suspeito caminhou até o grupo com uma espingarda de pressão municiada com chumbinho.

O homem morto foi identificado como Francisco Nicolas Lopes Filho, engenheiro de 38 anos de idade, enquanto o suspeito é Mário D’Amore Júnior. Conforme noticiado, o idoso ameaçou os presentes, mandou que todos se deitassem e atirou na cabeça da vítima.

Francisco foi encaminhado para a UPA Riacho Grande, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e faleceu. Seu corpo foi enterrado na última terça-feira (3).

Após o crime, em depoimento oficial para os policiais, o idoso teria alegado que o barulho estava assustando seus animais e que os dois tinham discutido por conta disso. Contudo, ele negou que atirou contra a vítima e só disse que tinha uma "arma de chumbinho", encontrada na sala de sua casa.

Mário afirmou à polícia que foi para a praça com a arma para questionar os vizinhos sobre os fogos, mas que não se lembrava de disparo algum. Ele foi preso em flagrante.

Um vídeo gravado pela irmã do engenheiro revelou, ainda, o momento em que o agressor se aproximou deles, segurando um objeto semelhante a uma espingarda. Ele diz que tem animais e que é proibido soltar fogos. As pessoas, por sua vez, afirmam que vão parar. A sobrinha da vítima, em desespero, grita e pede socorro.

Em seguida, o homem manda os presentes deitarem no chão e depois caminha em outra direção quando a gravação acaba.

Na delegacia, os familiares de Francisco que estavam com ele no momento do homicídio explicaram que não se deitaram no chão quando o atirador pediu e que a vítima foi atingida de pé.

Nas redes sociais, um irmão da vítima escreveu: "Um menino calmo, respeitador, boa gente mesmo. Cheio de planos, responsável e trabalhador. Teve sua vida tirada sem motivos, deixando muitos sonhos. Obrigado a todos pelas ligações, mensagens e pelo carinho".

A irmã de Francisco ainda afirmou, em entrevista ao G1, que eles estavam na rua soltando fogos para comemorar a melhora da mãe no tratamento contra o câncer de mama. 

"Minha mãe mal conseguia levantar da cama e saiu da quimioterapia para outros remédios. Ela melhorou muito e estávamos felizes por isso. Foi uma melhora absurda e até saiu da cama. A mãe do meu amigo que estava com a gente está com câncer também, mas avançado. A gente só queria brincar com as crianças com o ano vencido".

Compartilhe  

últimas notícias