Diário de São Paulo
Siga-nos
Racismo!

Desfile de crianças negras vestidas como escravas vira grave caso de polícia

Os trechos do evento foram divulgados nas redes e geraram críticas dos internautas

O desfile tinha como objetivo retratar a história do Brasil - Imagem: Reprodução/Facebook
O desfile tinha como objetivo retratar a história do Brasil - Imagem: Reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 20/09/2022, às 11h27


Um desfile cívico virou alvo de investigação do Ministério Público por apresentar crianças negras fantasiadas de escravos. Os menores desfilaram usando trapos e correntes de papel nos tornozelos.

O caso aconteceu no último domingo (18/9), na cidade de Piraí do Sul, no interior do Paraná.

A Procuradoria do Paraná afirmou, por meio de nota, que a prefeitura do município, localizado nos Campos Gerais do estado, deverá prestar esclarecimentos sobre o episódio. Os promotores informaram que, por envolver crianças, a apuração é sigilosa.

O desfile foi realizado como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

O vídeo inicialmente foi compartilhado nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Piraí do Sul e alcançou ampla repercussão por conta da associação ao racismo.

As imagens mostraram o trecho do desfile que contou certos momentos da história do Brasil. No entanto, após as críticas negativas de muitos internautas, o vídeo foi removido e apenas outras partes do evento continuavam disponíveis.

Depois da polêmica, a Prefeitura de Piraí do Sul se manifestou e afirmou, em nota, que o desfile buscava resgatar valores, como civismo, e desenvolver o “sentimento de pertencimento em toda a população”.

“O município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”, diz o texto.

Compartilhe  

últimas notícias