Diário de São Paulo
Siga-nos
Alerta!

Como evitar ser vítima do assalto do falso ambulante?

A nova forma de golpe dos criminosos está assustando os motoristas depois, principalmente, de um caso flagrado por uma câmera

Como evitar ser vítima do assalto do falso ambulante? - Imagem: reprodução I Pexels
Como evitar ser vítima do assalto do falso ambulante? - Imagem: reprodução I Pexels

Juliane Moreti Publicado em 12/09/2023, às 19h18


Recentemente, uma nova forma de abordagem que os criminosos estão usando para cometerem assaltos nas ruas passou a circular nas redes sociais. O importante, além das denúncias, é tentar evitar ser mais uma vítima.

Um dos casos aconteceu recentemente em São Paulo, na Marginal Tietê, mais especificamente na Avenida Cruzeiro do Sul, envolvendo três assaltantes, em que um deles portava arma de fogo. A ação, inclusive, foi flagrada por câmeras de segurança do veículo. 

O que acontece é que os criminosos fingem ser vendedores ambulantes nos semáforos, principalmente quando estão fechados. Assim, para a abordagem, os bandidos andam até com produtos à venda em mãos e, quando se aproximam do carro, anunciam o assalto.

Como evitar ser mais uma vítima? 

Alguns pontos podem fazer com que o criminoso não aborde o motorista ou até mesmo tenha dificuldade para anunciar o assalto, por exemplo. De acordo com informações do portal UOL, Fábio Henriques, policial federal e instrutor de defesa pessoal, fez alguns comentários sobre o assunto. 

  • Objetos à mostra: apesar de parecer que não, enquanto estão circulando os carros, os criminosos observam o que pode ser roubado durante o assalto. Por isso, objetos de valor podem chamar mais a atenção. 
  • Carro desorganizado: bagunça dentro do veículo pode demonstrar certo desleixo, o que aos olhos dos bandidos são, possivelmente, pessoas ''desatentas'' que podem ser alvo mais fácil para uma abordagem criminosa. 
  • Não deixe os vidros abertos e não fique no carro estacionado: segundo o policial, pode ser um ponto de falta de atenção do motorista, já que a pessoa pode ser pega de surpresa porque os ''criminosos são oportunistas''. ''Por isso, demonstrar atenção ao seu redor pode salvar você de ser selecionado nessas horas'', confirma. 
  • Observe a região ao redor do veículo antes de estacionar e sair:  é, sim, uma opção para identificar suspeitos que podem estar esperando alguém sair para cometer a abordagem criminosa. 
  • Chave do carro: a recomendação é que o motorista deve abrir a porta do carro realmente quando for entrar no veículo, trancar e ainda checar se foram mesmo travadas, já que existe o emulador de sinal, bastante usado pelos bandidos. Depois, saia imediatamente com o carro. 
  • Portas travadas e vidros fechados: é melhor que o motorista tenha a certeza de que está andando no veículo com as portas travadas, para evitar qualquer abertura indesejada, e os vidros fechados, para que as pessoas não sejam pegas em abordagens rápidas em semáforos, por exemplo. 
  • Não se distraia: até mesmo uma redução de velocidade em uma lombada, por exemplo, pode ser motivo para uma tentativa de um assalto por parte dos criminosos, por isso, é importante estar de olhos bem abertos. 
  • Carros blindados: segundo o policial, o carro blindado costuma afastar imediatamente o ladrão, que, inclusive, reconhece a proteção e evita abordar veículos nessa condição. 
  • Uma vez abordado, entregue tudo: a principal recomendação para as pessoas que forem vítimas de qualquer assalto, inclusive o do ''falso ambulante'', é entregar os bens materiais sem discutir com o criminoso, com prioridade em sair ileso da ação. 

Vale lembrar que essas são apenas recomendações de um profissional que atua na área policial, ou seja, são formas que podem te ajudar a evitar que você seja mais uma vítima dessa nova ação dos criminosos. Fique alerta!  

Compartilhe  

últimas notícias