Diário de São Paulo
Siga-nos
CASO ROBINHO

Caso Robinho: Advogado da vítima faz declaração sobre decisão do STJ: 'Sempre confiamos'

O advogado da vítima de Robinho, Jacopo Gnocchi, fez declaração após decisão do STJ

O advogado da vítima de Robinho, Jacopo Gnocchi, fez declaração após decisão do STJ - Imagem: Reprodução/Instagram @robinho
O advogado da vítima de Robinho, Jacopo Gnocchi, fez declaração após decisão do STJ - Imagem: Reprodução/Instagram @robinho

Ana Rodrigues Publicado em 21/03/2024, às 09h02


O advogado Jacopo Gnocchi, defensor da vítima de Robinho no julgamento na Itália, comemorou essa decisão do Superior Tribunal de Justiça.

De acordo com o UOL, o STJ formou maioria de votos para confirmar a prisão do ex-jogador em solo brasileiro pelo crime de estupro coletivo, cometido na Itália em 2013.

Nós estamos absolutamente satisfeitos com a decisão da justiça brasileira, sempre tivemos confiança no Brasil, no seu sistema judiciário. Acreditamos que essa seja a justa conclusão de um processo que se deu na Itália, com todas as garantias para os réus, que foram sentenciados como culpados. Então, não haveria nenhum tipo de motivo para não imputar a pena", disse Gnocchi.
Respeitávamos e conhecíamos a constituição brasileira que impedia a extradição, mas isso não abona o fato de que, quando a sentença é definitiva, é justo, inclusive por respeito às vítimas e às mulheres, que a sentença seja aplicada", completou ele.

Jacobo então, finalizou mandando um recado para as mulheres.

Um último apontamento meu: para todas as vítimas de violência e, nesse caso, para todas as mulheres...elas devem ter confiança no sistema, na justiça e fazer a denúncia, porque sem denúncias não há processos. E sem processos não há culpados, como nesse caso. Então estamos muito satisfeitos e agradecemos a justiça brasileira pela sua decisão".

Nove ministros do STJ votaram a favor do pedido da Justiça italiana, que solicitou o cumprimento da pena no Brasil. Outros dois votaram contra o pedido.

Eles ainda decidiram a favor da prisão imediata de Robinho, com os nove votos a favor. Esse pedido foi para a Justiça Federal de Santos, que tratará de executá-lo. E, ainda não há previsão de quando isso acontecerá.

Robinho além de pedir um Habeas Corpus, ele também pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode adiar ainda mais sua prisão.

O pedido da Itália para o cumprimento da pena de Robinho se deve à política do Brasil de não extraditar os seus cidadãos.

Compartilhe  

últimas notícias