Diário de São Paulo
Siga-nos
Caso Isabella Nardoni

Após 3 meses de liberação, Anna Jatobá pode voltar para a cadeia?

MP aponta ‘Comportamento Impulsivo e Agressivo’ e defende retorno à prisão de Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni

MP aponta ‘Comportamento Impulsivo e Agressivo’ e defende retorno à prisão de Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni - Imagem: Reprodução/G1
MP aponta ‘Comportamento Impulsivo e Agressivo’ e defende retorno à prisão de Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni - Imagem: Reprodução/G1

Gabrielly Bento Publicado em 04/09/2023, às 16h33


Anna Carolina Jatobá, condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni, corre o risco de ter o benefício de cumprir sua pena em regime aberto suspenso após declaração do Ministério Público (MP).

Segundo o órgão, Jatobá tem "comportamento impulsivo e agressivo" e pediu à Justiça que ela volte a cumprir pena na prisão em regime semiaberto. O MP protestou contra a decisão proferida pela justiça em junho deste ano, quando ela saiu da penitenciária Feminina I Santa Maria Eufrásia Pelletier, a P1, em Tremembé, e está morando com os sogros em um apartamento em São Paulo.

De acordo com o G1, um dos argumentos do MP é que Jatobá não possui arrependimentos e apresenta comportamento agressivo.

"Tratando-se de delito grave, como no caso, demonstrada maior periculosidade da executada, além da ausência de arrependimento e de comportamento impulsivo e agressividade, reclama-se maior rigor judicial no critério a ser considerado como subjetivo para o mérito à promoção prisional, uma vez que toda prudência é necessária para colocar-se uma pessoa periculosa de volta ao convívio social", afirma Thiago Tavares Simoni Aily, promotor do Ministério Público.

Conforme afirmado pelo promotor, as avaliações e exames indicam uma personalidade imatura, junto a conflitos de natureza afetiva e falta de controle de seus impulsos, resultando em oscilações de humor.

A declaração encaminhada à Justiça afirma que “atos de agressividade” e “reações impulsivas” podem ser desencadeados pela personalidade agressiva e pelas mudanças inesperadas de humor de Jatobá, e que "não demonstra ser capaz de se comportar dentro dos padrões sociais”.

É importante afirmar que, segundo a promotoria, para a concessão do regime aberto, não é suficiente apenas um bom dentro da prisão, conforme foi ressaltado pelo diretor da unidade prisional.

O recurso do Ministério Público ainda não teve seu julgamento e a manifestação final foi feita pelo MP na última semana, antes do julgamento pela 4ª Câmara de Direito Criminal.

Vale ressaltar que Anna Carolina Jatobá foi presa em 2008 juntamente com Alexandre Nardoni pelo assassinato de Isabella Nardoni. O caso foi julgado e sentenciado em março de 2010.  

Apesar de estar reclusa desde 2008, Jatobá foi libertada em 20 de junho deste ano, após a concessão da progressão para o regime aberto pelo sistema judicial. Anteriormente, ela estava cumprindo pena no regime semiaberto desde 2017, onde ocasionalmente tinha permissões para saídas temporárias.

Já no regime aberto, o indivíduo executa sua pena fora das dependências da prisão e tem a oportunidade de trabalhar durante o dia. Durante a noite, é obrigado a retornar a um endereço autorizado pela Justiça.

Compartilhe  

últimas notícias