Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

Virada do ano tem 22 praias impróprias para banho em SP; confira a lista

Predominantemente, essas áreas impróprias estão situadas no litoral norte

Virada do ano tem 22 praias impróprias para banho em SP; confira a lista. - Imagem: reprodução freepik
Virada do ano tem 22 praias impróprias para banho em SP; confira a lista. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 29/12/2023, às 14h41


Nesta última quinta-feira (28/12), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), divulgou um relatório de balneabilidade, no qual constatou que 22 praias no litoral paulista não apresentam condições adequadas para banho. Predominantemente, essas áreas impróprias estão situadas no litoral norte.

Na região da Baixada Santista e no litoral sul, oito praias apresentam condições impróprias para banho, incluindo locais como Guarujá (Perequê, São Vicente - Praia da Divisa, Gonzaguinha, Prainha, Praia Grande Vila Tupy, Maracanã, Real, Jardim Solemar).

No litoral norte, são 14 praias com recomendação de evitar o banho, abrangendo áreas como Caraguatatuba (Tabatinga, Indaiá), São Sebastião (São Francisco, Pontal da Cruz, Boiçucanga), Ilhabela (Itaquanduba, Itaguaçu, Ilha das Cabras), e Ubatuba (Rio Itamambuca, Itaguá - Avenida Leovegildo, 240 e Avenida Leovegildo, 1.724, Santa Rita, Perequê-Mirim).

Conforme informações da Cetesb, é fundamental prestar atenção nas condições climáticas, especialmente nos avisos de chuva, pois isso pode afetar a qualidade da água do mar, resultando em uma classificação inadequada para o banho.

Não se pode deixar de considerar os efeitos das chuvas volumosas que, temporariamente, se sobrepõem aos efeitos da melhoria na infraestrutura de saneamento, podendo prejudicar consideravelmente a qualidade da água do mar”, alerta Claudia Lamparelli, gerente do setor de Águas Litorâneas da companhia.

Além disso, a especialista recomenda aos turistas evitar entrar no mar nas primeiras 24 horas após chuvas fortes. Também vale ressaltar que é fundamental escolher áreas nas praias monitoradas onde a bandeira da Cetesb está verde. Isso ajuda a garantir a segurança da água para um mergulho mais tranquilo.

Compartilhe  

últimas notícias