É o menor índice para este período nos últimos dez anos

Gabriela Thier Publicado em 20/05/2024, às 14h33
A taxa de desemprego no estado de São Paulo atingiu 7,9% no primeiro trimestre de 2024, marcando o menor índice para este período nos últimos dez anos. Em comparação com o mesmo trimestre de 2023, quando a taxa de desocupação era de 8,8%, houve uma queda significativa, refletindo uma melhoria nas condições do mercado de trabalho.
A redução do desemprego não foi uniforme em todo o país. No primeiro trimestre de 2024, a desocupação aumentou nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, enquanto permaneceu estável no Norte e Centro-Oeste. Estados como Bahia, Pernambuco e Amapá registraram os maiores índices de desemprego, enquanto Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina apresentaram os menores.
A pesquisa também revelou que os grupos mais afetados pelo desemprego são mulheres, pessoas pretas e pardas, e indivíduos com ensino médio incompleto, todos acima da média nacional de 7,9%. Em termos de gênero, a taxa de desemprego entre mulheres foi de aproximadamente 10%, comparada a 6,5% entre homens.
No setor privado, 73,9% das pessoas empregadas possuem carteira assinada, enquanto 25,4% trabalham por conta própria. A taxa de informalidade no país atingiu 38,9% da população ocupada entre janeiro e março de 2024. O rendimento médio real mensal habitual dos trabalhadores foi de R$ 3.123 durante o período analisado.
Os setores que mais geraram vagas em São Paulo incluem o comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, além de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas. Estes segmentos foram fundamentais para a absorção da mão-de-obra e a redução do desemprego no estado.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Empresários irão à Justiça pelo Boulevard São João e os teleféricos de Ricardo Nunes

STJ volta a negar liberdade a Deolane Bezerra em decisão sobre habeas corpus

PPI delimita funções da Eletrobras durante processo de privatização

Empresários irão à Justiça pelo Boulevard São João e os teleféricos de Ricardo Nunes

PF revela que Daniel Vorcaro ofereceu R$ 1,5 milhão para tentar calar jornalista que investigava o Banco Master

Valdemar Costa Neto diz que Michelle não pretende participar da campanha de Flávio Bolsonaro

STJ volta a negar liberdade a Deolane Bezerra em decisão sobre habeas corpus

Brasil e EUA avançam em nova etapa de negociações para tentar barrar tarifas comerciais