Diário de São Paulo
Siga-nos
Emprego!

Justa causa em alta: demissões atingem recorde histórico em janeiro

Especialistas analisam as causas do aumento com base nos dados da LCA

Justa causa em alta: demissões atingem recorde histórico em janeiro - Imagem: Reprodução/Freepik
Justa causa em alta: demissões atingem recorde histórico em janeiro - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 09/04/2024, às 17h43


O mercado de trabalho brasileiro iniciou o ano com um recorde preocupante: o número de demissões por justa causa em janeiro atingiu 39.511, o maior patamar da série histórica iniciada em 2004, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, analisados pela LCA Consultoria Econômica.

O aumento é significativo em comparação com os meses anteriores: 11,5% superior a dezembro de 2023 que obteve um número de 34.131 e 25,6% maior que janeiro do mesmo ano.

Embora menor que em janeiro, o número de desligamentos por justa causa em fevereiro de 2024 ainda foi significativo, alcançando 35.667 casos. Esse número representa o maior nível já registrado para o segundo mês do ano e ultrapassa 25,9% das 28.310 demissões do mesmo período em 2023.

Segundo o Metropoles, profissionais sugerem que esse aumento pode ter duas explicações principais. A primeira delas é a sazonalidade: em janeiro, as empresas tendem a reavaliar suas metas e crescimento, o que pode levar a um aumento nas demissões por justa causa.

Outro fator contribuinte para esse aumento pode ser a mudança metodológica. Isso se deve ao fato de que, desde 2020, o Caged, principal fonte de dados sobre o mercado de trabalho no Brasil, ampliou a cobertura da coleta de informações sobre demissões e admissões de colaboradores.

Compartilhe  

últimas notícias