Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo ultrapassa 100 mil casos de dengue em 2024

Capital registra 19 mortes pela doença; prefeitura anuncia vacinação em escolas

Dengue - Imagem: Reprodução | Pixabay
Dengue - Imagem: Reprodução | Pixabay

por Marina Milani

Publicado em 31/03/2024, às 14h21


A cidade de São Paulo atingiu um marco preocupante neste ano de 2024, ultrapassando a marca dos 100 mil casos de dengue, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde neste sábado (30). Esse número representa aproximadamente 26,6% do total de casos confirmados em todo o estado paulista.

Além disso, a capital paulista também enfrenta um cenário lamentável com o registro de 19 mortes causadas pela doença, incluindo duas vítimas infantis com idades entre 5 e 9 anos. O alarmante é que outros 84 óbitos estão sob investigação, elevando a preocupação das autoridades de saúde.

Como resposta a essa situação crítica, a prefeitura de São Paulo decretou situação de emergência em 18 de março, em virtude do aumento significativo de casos. Conforme aponta o último boletim de arboviroses da gestão municipal, 67 bairros da capital estão em epidemia de dengue, sinalizando uma urgência nas medidas de controle e prevenção.

Diante desse cenário, a prefeitura anunciou uma estratégia de combate à doença, que inclui a realização da vacinação contra a dengue em escolas localizadas nas regiões mais afetadas, como é o caso de Itaquera, na Zona Leste. O público-alvo serão crianças entre 10 e 14 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que São Paulo está entre os municípios que receberão doses de imunizante contra a dengue nos próximos dias, conforme anunciado pelo governo federal. Assim que as vacinas estiverem disponíveis, a aplicação será iniciada nas escolas como parte do esforço para conter a propagação da doença.

No estado de São Paulo, a situação também é preocupante, com 158 óbitos causados pela dengue neste ano e 351 mortes ainda em investigação. O total de casos confirmados ultrapassa os 376 mil, sendo 404 considerados graves.

Compartilhe  

últimas notícias