Diário de São Paulo
Siga-nos
Redução De Crimes

São Paulo tem queda de roubos de veículos de quase 20% e apreensão de drogas triplica

Medidas estratégicas reduzem os roubos de veículos em São Paulo enquanto apreensões de drogas atingem novos recordes

Roubos em geral também tiveram queda - Imagem: Reprodução / Concursos Polícia Militar
Roubos em geral também tiveram queda - Imagem: Reprodução / Concursos Polícia Militar

Sabrina Oliveira Publicado em 28/05/2024, às 12h33


Os índices de criminalidade na cidade de São Paulo apresentaram uma melhora considerável durante o mês de abril. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública revelam uma diminuição significativa nos roubos de veículos, em geral e de carga, refletindo um trabalho eficiente das forças de segurança da capital.

A maior redução foi observada nos roubos de veículos, com uma queda de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 1.027 casos, comparados aos 1.259 de abril de 2023. Este declínio não é um caso isolado; em janeiro deste ano, os roubos de veículos já haviam atingido uma baixa histórica, com 922 boletins de ocorrência, marcando uma redução de 24% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Os roubos em geral, que incluem crimes como roubos de carga e a bancos, também caíram, passando de 10.756 casos em abril de 2023 para 9.911 no mesmo período deste ano, uma queda de 7,9%. Especificamente, os roubos de carga diminuíram para 195 ocorrências, 21 a menos que no ano passado. Não houve registros de roubos a bancos durante o mês.

Por outro lado, os furtos em geral, que incluem furtos de carga, registraram um ligeiro aumento de 0,8%, totalizando 19.347 casos. Os furtos de veículos também subiram, com 3.705 ocorrências registradas.

Apreensão de drogas triplica na capital

A eficiência das operações policiais em São Paulo também é refletida nas apreensões de drogas. Em abril, foram recolhidas 8 toneladas de entorpecentes, um aumento impressionante de 246% em relação ao mesmo mês do ano passado. A maior parte das apreensões foi de cocaína, totalizando quase 5,9 toneladas, quase seis vezes mais do que o registrado em abril de 2023.

Além do aumento nas apreensões de drogas, houve um crescimento no número de infratores detidos. Em abril, as Polícias Civil e Militar prenderam e apreenderam 3.723 pessoas, uma elevação de 8,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Outro indicador positivo foi o aumento na recuperação de veículos roubados ou furtados. Em abril, 1.662 veículos foram restituídos aos seus proprietários, um crescimento de 27,5% em relação aos 1.304 veículos recuperados no mesmo mês do ano passado.

A apreensão de armas de fogo também foi significativa. No total, 267 armas ilegais foram retiradas das ruas, incluindo nove fuzis, demonstrando o compromisso das autoridades em combater a criminalidade armada.

Compartilhe  

últimas notícias