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São Paulo inicia instalação de semáforos inteligentes para aliviar o trânsito

No momento, a capital conta com 35 semáforos em funcionamento; a concessionária SP Regula prevê a modernização de 270 cruzamentos até o final de 2023

São Paulo inicia instalação de semáforos inteligentes para aliviar o trânsito - Imagem: Pixabay
São Paulo inicia instalação de semáforos inteligentes para aliviar o trânsito - Imagem: Pixabay

Marina Roveda Publicado em 20/10/2023, às 07h58


A cidade de São Paulo começou a implementar o uso de "semáforos inteligentes" em alguns cruzamentos, visando aliviar o trânsito na área do Minianel Viário, com um atraso de cinco anos em relação ao plano inicial. A Prefeitura de São Paulo deu início à instalação desta tecnologia, que estava prevista desde 2019, quando a administração municipal anunciou uma licitação para contratar uma empresa responsável por instalar e manter esses novos equipamentos.

Até o momento:

  • 35 semáforos já estão em operação, passando pela fase de adaptação.
  • As primeiras instalações ocorreram em seis cruzamentos da Rua Cardeal Arcoverde e da Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste da cidade.
  • 43 semáforos estão em fase de implantação e ajustes.
  • 104 estão em fase de obras.

A concessionária SP Regula, responsável pela coordenação deste processo, estabeleceu como meta que, até o final de 2023, pelo menos 270 cruzamentos estejam modernizados.

Mas afinal, o que são esses semáforos inteligentes e como funcionam? Os semáforos inteligentes são chamados assim porque operam de acordo com a demanda: o tempo em que o semáforo permanece verde ou vermelho depende da quantidade de veículos na via naquele momento. Automaticamente, ele ajusta a duração do sinal ao longo do dia para melhor gerenciar o fluxo de trânsito.

Eis como funcionam:

  • Câmeras instaladas em locais estratégicos dos cruzamentos medem a quantidade de veículos.
  • Em tempo real, um sistema converte as imagens em dados.
  • Através de algoritmos, o sistema ajusta o tempo de abertura dos semáforos.
  • Por exemplo, se uma via estiver congestionada em relação à outra num mesmo cruzamento, a via mais movimentada terá um tempo maior com o semáforo verde, a fim de aliviar o fluxo e melhorar a fluidez do trânsito.
  • O ciclo do semáforo de uma área será determinado pelo cruzamento mais movimentado.
  • O sistema identifica o conjunto semafórico com maior demanda e replica os ajustes para os outros semáforos.
  • O tempo de travessia para pedestres é fixo, garantindo a segurança de quem está a pé.

Além disso, a tecnologia substitui as fitas magnéticas no asfalto, usadas em semáforos convencionais, por "laços virtuais" que medem o espaçamento entre os veículos e o grau de saturação de uma área específica da via. Em contraste, os semáforos tradicionais funcionam com base em uma programação pré-estabelecida, com um fluxo de veículos liberado por um tempo fixo, de acordo com o horário e o dia da semana.

Tal modernização visa aprimorar a mobilidade urbana na cidade, tornando o trânsito mais eficiente e dinâmico, adaptando-se às condições reais e às variações de demanda ao longo do dia e da semana.

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