Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança

São Paulo expande programa de vigilância e incorpora 20 mil câmeras privadas

Iniciativa de Tarcísio visa aumentar a segurança pública na cidade de São Paulo

São Paulo expande programa de vigilância e incorpora 20 mil câmeras privadas - Imagem: Reprodução/Freepik
São Paulo expande programa de vigilância e incorpora 20 mil câmeras privadas - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 23/05/2024, às 11h49 - Atualizado às 11h49


O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) está ampliando o programa de vigilância Muralha Paulista, incorporando imagens de câmeras privadas instaladas por empresas de segurançaem residências e prédios na capital paulista.

Segundo o Metrópoles, o projeto pretende utilizar mais de 20 mil câmeras privadas para monitorar a movimentação de pessoas e veículos nas ruas e calçadas da cidade, se tornando quase um “Big Brother” da Polícia Militar.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está em negociação com diversas corporações para fazer o projeto funcionar e conseguiu acesso às imagens captadas por mais de 20 mil dispositivos.

Além disso, a ideia é juntar essas fotos com um sistema de reconhecimento facial em desenvolvimento, visando rastrear e prevenir crimes, identificando possíveis criminosos que estão na rua.

Ainda de acordo com o Metrópoles, nos últimos anos, cada vez mais empresas privadas e pessoas físicas de São Paulo estão instalando câmeras em suas residências, fazendo com que o mercado de câmeras de monitoramento cresça rapidamente.

O plano do governo Tarcísio é aproveitar a infraestrutura de segurança privada já existente na cidade para fortalecer o programa Muralha Paulista, que está sendo desenvolvido junto com uma empresa de defesa e vigilância dos Emirados Árabes Unidos, o Edge Group.

Com a previsão de acrescentar pelo menos 20 mil câmeras ao sistema, baseando-se nos números fornecidos pelas empresas de segurança, o governo visa criar uma rede abrangente de monitoramento para aumentar a segurança pública na cidade de São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias