Iniciativa de Tarcísio visa aumentar a segurança pública na cidade de São Paulo

Gabrielly Bento Publicado em 23/05/2024, às 11h49 - Atualizado às 11h49
O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) está ampliando o programa de vigilância Muralha Paulista, incorporando imagens de câmeras privadas instaladas por empresas de segurançaem residências e prédios na capital paulista.
Segundo o Metrópoles, o projeto pretende utilizar mais de 20 mil câmeras privadas para monitorar a movimentação de pessoas e veículos nas ruas e calçadas da cidade, se tornando quase um “Big Brother” da Polícia Militar.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) está em negociação com diversas corporações para fazer o projeto funcionar e conseguiu acesso às imagens captadas por mais de 20 mil dispositivos.
Além disso, a ideia é juntar essas fotos com um sistema de reconhecimento facial em desenvolvimento, visando rastrear e prevenir crimes, identificando possíveis criminosos que estão na rua.
Ainda de acordo com o Metrópoles, nos últimos anos, cada vez mais empresas privadas e pessoas físicas de São Paulo estão instalando câmeras em suas residências, fazendo com que o mercado de câmeras de monitoramento cresça rapidamente.
O plano do governo Tarcísio é aproveitar a infraestrutura de segurança privada já existente na cidade para fortalecer o programa Muralha Paulista, que está sendo desenvolvido junto com uma empresa de defesa e vigilância dos Emirados Árabes Unidos, o Edge Group.
Com a previsão de acrescentar pelo menos 20 mil câmeras ao sistema, baseando-se nos números fornecidos pelas empresas de segurança, o governo visa criar uma rede abrangente de monitoramento para aumentar a segurança pública na cidade de São Paulo.
Leia também

Dom Rafael perde direitos dinásticos após anunciar casamento

Quase 900 cobras escapam de criadouro durante enchentes no sul da China

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

Messi fica fora de treino antes da semifinal da Copa do Mundo

Polícia Civil desmonta esquema com mais de 100 empresas de fachada e prende suspeito em São Paulo

Espanha supera França, bate recorde de invencibilidade e garante vaga na final da Copa

Flávio Dino cobra explicações do Congresso e amplia investigação sobre emendas parlamentares

Lula sanciona lei que torna obrigatória educação política e cidadania nas escolas

França celebra a Bastilha, mas enfrenta uma batalha pela própria identidade

Trump revoga taxa de 20% sobre navios em Ormuz, mas mantém bloqueio ao Irã