Diário de São Paulo
Siga-nos
FAB LAB LIVRE SP

São Paulo está oferecendo cursos e oficinas de inovação gratuitos

O espaço junta inovação, criatividade, tecnologia e a vontande de transformar suas ideias em realidade

O espaço junta inovação, criatividade, tecnologia e a vontande de transformar suas ideias em realidade - Imagem: Reprodução/Instagram @fablablivresp
O espaço junta inovação, criatividade, tecnologia e a vontande de transformar suas ideias em realidade - Imagem: Reprodução/Instagram @fablablivresp

Ana Rodrigues Publicado em 20/10/2023, às 08h26


O FAB LAB LIVRE SP é um espaço onde junta inovação, criatividade, tecnologia e a vontande de transformar suas ideias em realidade. Ela oferece profissionais técnicos, equipamentos, cursos e oficinas gratuitos para a população da cidade de São Paulo.

Segundo o Metrópoles, o FAB LAB LIVRE SP é uma rede de laboratórios públicos onde é possível produzir objetos e desenvolver projetos utilizando equipamentos de fabricação digital como impressora 3D, máquina de corte à laser, marcenaria, robótica, eletrônica, programação, serigrafia, costura, entre outros.

Quem tiver interesse aos 30 cursos e oficinas oferecidos pelo projeto, a inscrição pode ser feito diretamente pelo sitedeles ou então, se dirigir a um dos 12 laboratórios, localizados em todas as regiões da Capital. (confira os endereços aqui).

Os laboratórios estão abertos de segunda a sábado e atendem pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construis projetos coletivos ou individuais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas. Já os horários de funcionamento variam de acordo com cada uma das unidades.

Também é possível agendar dia e horário de orientação técnica ou realização do projeto. Para isso, se é necessário realizar o login de acesso na plataforma do FAB LAB LIVRE SP, clicar em "inscrever seu projeto" e adicionar as informações básicas do trabalho como: título, temática, descrição do projeto, unidade da FAB LAB LIVRE SP, CPF e nome dos autores.

No Centro Cultural São Paulo, é possível aprender como utilizar a plataforma Arduino para pensar em aplicações e protótipos mais acessíveis às pessoas com deficiência visual, com audiodescrição e indicações sonoras para utilização em diferentes dispositivos eletrônicos.

O curso, está em sua quarta edição, vem estimulando a discussão sobre Tecnologia Assistiva (TA) em labortatórios de criação e espaços makers.

O objetivo é despertar nos alunos um olhar cada vez mais diverso da tecnologia, observar uma ferramenta técnica e entender como ele pode ser usado para desenvolver protótipos com mais acessibilidade. Meu interesse pelo tema veio quando recebi uma aluna com deficiência visual no laboratório e percebi que poderia melhorar a experiência dela no espaço do FAB LAB LIVRE SP. Desde então, comecei a discutir com os alunos conceitos sobre TA e trabalhar em um projeto de construção de um mapa tátil com audiodescrição no Arduino”, explicou Jayana Oliveira, instrutora do curso.

O projeto está em fase de desenvolvimento e deve ganhar contornos práticos em 2024.

Já estamos há mais de seis meses trabalhando nesse projeto e a ideia é continuar as pesquisas e o desenvolvendo do mapa ao longo deste ano e começar a usar, efetivamente, ele nos espaços do laboratório no começo do próximo ano”, concluiu.

Inspirados na filosofia da 'Cultura Maker - Faça Você Mesmo', a rede FAB LAB LIVRE SP é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL.

Compartilhe  

últimas notícias