Diário de São Paulo
Siga-nos
Investigação

Professora é demitida após beijar aluno de 14 anos

A professora foi demitida de uma unidade de ensino da rede municipal da Praia Grande, litoral de São Paulo

A professora foi demitida de uma unidade de ensino da rede municipal da Praia Grande, litoral de São Paulo - Imagem: Reprodução/Facebook: Itaqua News
A professora foi demitida de uma unidade de ensino da rede municipal da Praia Grande, litoral de São Paulo - Imagem: Reprodução/Facebook: Itaqua News

Ana Rodrigues Publicado em 23/11/2023, às 09h04


Uma professora de 25 anos, foi demitida de uma unidade de ensino da rede municipal da Praia Grande, litoral de São Paulo, após contar para uma aluna - via mensagens de WhatsApp -, que havia beijado um estudante de 14 anos. Segundo a Secretaria de Educação da cidade, a profissional foi desligada por má conduta.

Segundo o UOL, em conversas enviadas ao celular de uma colega do jovem, a professora narrou com detalhes as circunstâncias de seu envolvimento com o aluno. Nos textos, ela ainda disse que o havia beijado e que queria "transar com ele".

Amiga, preciso te contar um grande segredo. Não vou contar para ninguém, só para você, porque confio muito. Peguei o [nome do adolescente]", escreveu a professora em uma conversa com a aluna. "Mas agora vem a pior parte. Quero transar com ele. Só o beijo não deu conta", comenta em outra mensagem.

A professora ainda contou que o beijo não ocorreu na unidade de ensino, e sim na casa dela, após ela encontrar o adolescente e um amigo em um mercado.

A menina ficou surpresa com o comportamento da professora e decidiu contar à diretoria da escola o que estava acontendo, onde mostrou as mensagens, o que ocorreu em setembro.

Passados alguns dias, a diretoria da escola chamou a aluna e a colocou de frente com a professora, para confirmar as acusações. A partir disso, tanto a menina quanto outro aluno, seu melhor amigo, passaram a sofrer ameaças de estudantes da escola, amigos do adolescente envolvido com a professora.

Sem a intervenção da diretoria da unidade, as ameaças foram adiante e se concretizaram em agressões contra o amigo da aluna denunciante, ocorridas no dia 14 de novembro. Três estudantes, incluindo o jovem envolvido com a professora, bateram no garoto, que permanece internado em um hospital da cidade após ser ferido na região genital.

Segundo o especialista em direitos da infância e juventude Ariel de Castro Alves, pode ser apurada uma ocorrência de crime de assédio sexual, caso a professora estivesse usando a função para assediar o aluno.

Precisa ser investigado se a professora deu início aos contatos e se estava assediando ou constrangendo o aluno, verificando como as conversas entre eles se iniciaram. No caso do aluno ter iniciado os contatos como forma de 'paquera' com a professora, o crime de assédio pode não se configurar", acrescentou Ariel.

Ainda de acordo com Ariel, o estupro de vulnerável só se configura se ocorrer ato libidinoso ou relação sexual com menor de 14 anos, o que não teria ocorrido já que o aluno tem 14 anos.

A importunação sexual também não teria ocorrido, já que houve consentimento do adolescente", explicou.

O advogado Thiago Rodrigues afirmou que a mãe do garoto agredido o procurou para pedir auxílio jurídico. Onde entregou os prints das conversas entre a professora e a aluna que a delatou para a direção da escola.

A menina nos contou que a professora a tinha como uma 'amiga', a quem confessava segredos. A partir do momento em que ela decidiu delatar o comportamento da professora à diretoria, sendo acareada com ela, o que é um absurdo, os estudantes passaram a oprimir a jovem e o meu cliente começou a defendê-la, o que gerou ainda mais atrito", explicou Rodrigues.

Segundo o advogado, a primeira agressão ocorreu em setembro, os pais foram à escola, pediram uma atitude da diretoria, mas nada foi feito. Rodrigues declara que a obrigação da unidade seria acionar o Conselho Tutelar e o Ministério Público.

A professora foi desligada, mas o caso não foi adiante. Daí as agressões continuaram e culminaram com a ocorrida no dia 14, à qual meu cliente ainda se recupera no hospital", afirmou o advogado.

Um boletim de ocorrência foi aberto pela mãe do adolescente agredido, por ameaça e lesão corporal, a polícia abriu inquérito para apurar as circunstâncias e a motivação.

Rodrigues afirmou que ingressará com uma denúncia no Ministério Público (MP) para apuração da conduta da professora e da diretoria da unidade de ensino.

Em nota, a Secretaria de Educação de Praia Grande afirmou que não houve vazamento do anonimato da denunciante por parte da pasta municipal, muito menos, da direção da unidade escolar. Ainda visando preservar os estudantes, a direção da escola remeteu os fatos ao Conselho Tutelar, por se tratar de órgão de proteção da criança e do adolescente.

No que diz respeito à agressão, a pasta municipal afirma que o caso de violência não tem relação com a questão anterior, sendo motivada por outro assunto, e que a briga entre os alunos ocorreu fora da unidade escolar".
Estou muito revoltada, abalada com tudo o que aconteceu. Não foi meu filho que denunciou a professora, foi a amiga dele. Meu filho está com medo, não quer voltar à escola, não quer fazer as provas de final de ano. Quero justiça. Que cada um pague pelo que fez, seja pela omissão, pela agressão. Eu temo pela vida do meu filho. Um dos agressores disse que eu estava chegando na porta da delegacia, mas que o certo era eu chegar na porta do cemitério. Isso é ameaça de morte", falou a mãe do adolescente agredido.
Compartilhe  

últimas notícias