Diário de São Paulo
Siga-nos
Cultura

Prefeitura de SP faz audiência pública para projeto Ruas Abertas Liberdade

A ação começa em 26 de julho, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Bairro da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP
Bairro da Liberdade, um dos principais pontos turísticos de São Paulo - Imagem: reprodução/Prefeitura de SP

Mateus Omena Publicado em 12/07/2023, às 11h33


A Prefeitura de São Paulo promove em 26 de julho, às 19 horas, audiência pública para recolher sugestões para o projeto Ruas Abertas Liberdade.

A iniciativa é feita pela gestão de Ricardo Nunes (MDB), por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA).

O debate com a população será presencial na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Campus Liberdade. Além de ter mais informações sobre a ação, os paulistanos poderão sugerir melhorias durante a audiência.

Desde 21 de junho, a população pode opinar sobre a situação atual do bairro da Liberdade e deixar sugestões para o projeto por meio de uma consulta pública on-line disponível na plataforma Participe+. Este canal participativo receberá contribuições até 30 de julho.

O que é o Ruas Abertas Liberdade?

Segundo o projeto, aos domingos e feriados, cincos ruas do bairro da Liberdade serão abertas exclusivamente a pedestres.

São elas: Rua dos Estudantes, Rua Thomaz Gonzaga, Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Avenida da Liberdade) e Rua Galvão Bueno (com acesso ao hospital para carros no trecho entre a Rua Américo de Campos e a Rua Barão de Iguape).

De acordo com a Prefeitura, o projeto será composto de duas fases. A primeira será a abertura das ruas mencionadas para pedestres aos domingos e feriados no âmbito do Programa Ruas Abertas (Decretos 57.086/2016 e 58.425/2018). A gestão municipal também avalia o fechamento da circulação de carros, entre as 9h e 22h, no entorno delimitado. A operação deverá ser realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e Subprefeitura da Sé.

Já a segunda etapa vai envolver a execução de obras viárias permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.

Para que a alteração urbana seja sustentável, a prefeitura planeja uma série de intervenções para a região, como implantação de biovaletas e jardins de chuva para drenagem natural, arborização e melhoria do microclima, aumento da segurança pública com nova iluminação, vigilância contínua e ocupação das ruas, alargamento das calçadas e elevação de faixas de pedestres para maior segurança na travessia. Essas obras serão executadas pela Subprefeitura da Sé.

Compartilhe  

últimas notícias