Diário de São Paulo
Siga-nos
São Paulo

População em situação de rua aumenta na cidade de São Paulo

O número de pessoas sem-teto na capital aumentou significativamente, passando de 3.842 para 64.818, um aumento de 16,8 vezes

População em situação de rua aumenta na cidade de São Paulo - Imagem: reprodução freepik
População em situação de rua aumenta na cidade de São Paulo - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 22/02/2024, às 13h07


Uma equipe de pesquisadores do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, do Polo de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelou que entre dezembro de 2012 e dezembro de 2023, o número de pessoas sem-teto na capital de São Pauloaumentousignificativamente, passando de 3.842 para 64.818, um aumento de 16,8 vezes.

Apesar desse aumento, conforme informa o portal Agência Brasil, a prefeitura enfrentou uma perda de cerca de R$7 milhões em repasses do governo federal no ano passado, devido à falta de atualização adequada da base de dados.  Essas conclusões foram baseadas nos beneficiários associados ao Cadastro Único (CadÚnico), que é mantido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Segundo o observatório, o número total de pessoas vivendo em situação de rua na capital diverge do valor estimado pela prefeitura, que é de 31.884 pessoas, conforme o último censo realizado em 2021 e divulgado em janeiro de 2022. Além disso, os pesquisadores da UFMG destacaram que a prefeitura de São Paulo teve a menor taxa de atualização do cadastro em comparação com outras capitais.

Vale ressaltar que o número de pessoas vivendo nas ruas dos municípios do estado aumentou consideravelmente quando comparamos os dois períodos. Em 2012, eram registradas 5.257 pessoas nessa condição, enquanto em 2023 esse número cresceu significativamente para 106.857.

Compartilhe  

últimas notícias