Diário de São Paulo
Siga-nos
Segurança em SP

Número de mortos por PMs aumenta 86% no 1º trimestre de 2024 em SP

Os números foram divulgados pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp)

Mortes cometidas por policiais no estado de SP durante o 1°trimestre de 2024 - Imagem: reprodução YouTube Polícia Militar do Estado
Mortes cometidas por policiais no estado de SP durante o 1°trimestre de 2024 - Imagem: reprodução YouTube Polícia Militar do Estado

Vitória Tedeschi Publicado em 01/04/2024, às 11h49


No estado de São Paulo, as mortes cometidas por Policiais Militares (PMs) tiveram um crescimento de 86% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados estão em um relatório do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), do Ministério Público de São Paulo.

Segundo levantamento da GloboNews - com base no relatório citado acima - houve um salto de 106 para 197 mortes no período.

O aumento das mortes se deve principalmente ao alto índice de letalidade policial na Baixada Santista no início deste ano. Foram 79 pessoas mortes em ações da polícia militar entre janeiro e março, nas nove cidades que compõem a região litorânea. No mesmo período de 2023, 15 pessoas foram mortas pela PM nestes municípios. O número mais do que quintuplicou.

Após divulgação dos dados, a Secretaria Estadual da Segurança Pública se posicionou em nota enviado ao g1. Leia abaixo:

"A SSP esclarece que as mortes em confronto são consequência da reação de criminosos às operações de combate à criminalidade, que tem forte presença na Baixada Santista. Em todos os casos foram apreendidas as armas utilizadas pelos suspeitos para atacar os agentes de segurança, sendo as ocorrências rigorosamente investigadas pelas polícias Civil e Militar, com acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário.

O compromisso das polícias paulistas é garantir a segurança da população e levar à Justiça aqueles que infringem as leis. Os resultados do 1° bimestre desse ano apontam esse caminho. Houve aumento de 8,5% no número de criminosos presos e apreendidos no estado, totalizando 33.160, e alta de 33,4% de armas apreendidas, e mais de 26 toneladas de drogas - cerca de 400 kg por dia.

Fevereiro teve o menor número de casos e vítimas de homicídios dolosos em 24 anos. Na região de Santos, houve quedas de 19% nos roubos e 10,4% nos furtos. As armas apreendidas subiram 84,7% e as prisões, 3,4%.

No estado , nos dois primeiros meses do ano, houve 122 casos de mortes por policiais em serviço, o que representa 0,3% do total de detidos. Quanto à Operação Verão, a 3ª fase permanece em andamento. Desde o início, 2,6 toneladas de drogas foram apreendidas e 1,1 mil presos.

Sobre a mulher baleada em Santos, os fatos são investigados pelo 5º DP da cidade e pela PM, que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM). Exames periciais estão em andamento, incluindo o residuográfico. Quando concluídos, os laudos serão remetidos à autoridade policial para análise e esclarecimento".

Compartilhe  

últimas notícias