Diário de São Paulo
Siga-nos
Veículo Leve sobre Trilhos

Novo VLT conectará Campinas, Hortolândia e Sumaré em projeto de mobilidade urbana

Os investimentos previstos para o projeto totalizam R$ 2,6 bilhões, decididos após reunião conjunta do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED)

VLT Santos. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos
VLT Santos. - Imagem: Divulgação / Prefeitura de Santos

por Marina Milani

Publicado em 24/05/2024, às 09h08


O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (23) a qualificação de um projeto de mobilidade urbana para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campinas (SP), como parte de um esforço contínuo para aprimorar o transporte público na região.

O projeto proposto contempla dois ramais ferroviários, sendo um deles metropolitano, com a função de ligar Campinas, Hortolândia e Sumaré. O segundo ramal conectará o Centro de Campinas ao Aeroporto de Viracopos, com uma ligação direta à estação do futuro trem intercidades.

A decisão foi tomada após uma reunião conjunta do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e do Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED). Os investimentos previstos para o projeto totalizam R$ 2,6 bilhões, embora ainda não haja um prazo definido para a sua implantação.

O VLT de Campinas faz parte de um conjunto de iniciativas destinadas a melhorar o sistema de transporte público em diferentes regiões do estado. Em fevereiro deste ano, o governo realizou o leilão do projeto do Trem Intercidades, com previsão de ligação entre São Paulo e Campinas a partir de 2031. Este projeto, por sua vez, contou com a participação do consórcio C2 Mobilidade Sob Trilhos, composto pelo grupo brasileiro Comporte e pela empresa chinesa CRRC.

A proposta de VLT aprovada pelo CDPED prevê uma ligação metropolitana com 22 quilômetros de extensão, além de um segundo ramal com 22,4 km, que conectará o Centro de Campinas ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

Além do projeto para Campinas, o governo de São Paulo também habilitou no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) um VLT para Sorocaba (SP), com 25 km de extensão, e com previsão de integração ao futuro TIC Eixo Oeste.

Compartilhe  

últimas notícias