Diário de São Paulo
Siga-nos
Trânsito

Novas vias recebem Faixa Azul para motociclistas nesta 5º

Os trechos que adotaram a nova sinalização da Faixa Azul, tem a intenção de uma maior segurança aos motoqueiros

Os trechos que adotaram a nova sinalização da Faixa Azul, tem a intenção de uma maior segurança aos motoqueiros - Imagem: reprodução X I @Metropoles
Os trechos que adotaram a nova sinalização da Faixa Azul, tem a intenção de uma maior segurança aos motoqueiros - Imagem: reprodução X I @Metropoles

Milleny Ferreira Publicado em 02/05/2024, às 10h49


Nesta quinta-feira (2) acontece a inauguração de mais 8,1km de Faixa Azul pela Prefeitura de São Paulo, para o uso exclusivo entre os motociclistas. 

O trecho irá fazer parte das Avenidas Santos Dumont e Washington Luís, na Rua Santa Eulália e no Túnel Ayrton Senna I.

Com a integração das novas vias, São Paulo irá atingir 98,2 km de sinalização implantadas com a intenção de uma maior segurança aos motoqueiros. 

Este projeto da Faixa Azul está sendo implementado em São Paulo desde 2022, com a intenção de formar uma nova reorganização do espaço viário e harmonização da convivência entre os modais de transporte. A primeira via a adotar esta estratégia foi a Av. 23 de Maio, e desde então, não foi registrada mais nenhuma morte de motociclistas no trecho, o que fez um grande incentivo para que houvesse a expansão desta medida.

De acordo com o portal Metrópoles, a Avenida Santos Dumont adotou a sinalização em ambos os sentidos, desde a Avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras, já no corredor Washington Luís, a faixa está em pelo menos três trechos com direção ao centro está em três trechos (Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia; a Avenida Dória e a Rua Viaza; e entre a Rua Vieira de Morais e a Avenida dos Bandeirantes). O corredor da Rua Santa Eulália, está presente em apenas um trecho da via, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, no sentido centro. Por fim, o Túnel Ayrton Senna I passa a ter a nova sinalização entre a 23 de Maio e a Rua Colatino Marques.

A administração municipal busca a aprovação e autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para que até o final deste ano, cheguem até 200 km implementados da Faixa Azul em pelo menos mais 24 vias da cidade.

As vias autorizadas para participar da expansão da Faixa Azul:

  1. Estrada de Itapecerica;
  2. Avenida Senador Teotônio Vilela;
  3. Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
  4. Rua Vergueiro;
  5. Avenida Braz Leme;
  6. Via Elevada Presidente João Goulart;
  7. Complexo Viário Maria Maluf;
  8. Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;
  9. Avenida Eliseu de Almeida;
  10. Avenida Salim Farah Maluf;
  11. Avenida Pirajussara;
  12. Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
  13. Avenida Inajar de Souza;
  14. Avenida do Cursino;
  15. Avenida Jornalista Roberto Marinho;
  16. Avenida Escola Politécnica;
  17. Avenida Doutor Gastão Vidigal;
  18. Avenida Aricanduva;
  19. Avenida Doutor Ricardo Jafet;
  20. Avenida Professor Abraão de Morais;
  21. Avenida Presidente Tancredo Neves;
  22. Avenida Governador Carvalho Pinto/ Avenida Dom Helder Câmara/ Avenida Calim Eid;
  23. Rua Sapetuba;
  24. Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre a Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira)
Compartilhe