Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

Uber anuncia "moto-táxi" em São Paulo a partir de hoje; veja como vai funcionar

Apesar da novidade ter animado os passageiros, a Prefeitura de São Paulo não gostou muito da notícia

Uber anuncia "moto-táxi" em São Paulo a partir de hoje; veja como vai funcionar - Imagem: reprodução Uber via Jornal Cruzeiro
Uber anuncia "moto-táxi" em São Paulo a partir de hoje; veja como vai funcionar - Imagem: reprodução Uber via Jornal Cruzeiro

Vitória Tedeschi Publicado em 05/01/2023, às 14h06


Nesta quinta-feira (5), a empresa Uber anunciou o início da modalidade de transporte de passageiros por moto chamadas diretamente pelo aplicativo, o famoso "mototáxi". A principal vantagem para o consumidor é o preço, pois o mototáxi custa mais barato do que as viagens de carro (no UberX).

De acordo com a empresa, os motociclistas oferecerão capacete para o passageiro, que será higienizado a cada corrida. Se o usuário tiver seu próprio capacete, também poderá usá-lo.

Além disso, a ideia do Uber Moto é ser adotado principalmente para deslocamentos mais curtos ou complementos de outros modais, como ir até pontos de ônibus ou rodoviárias.

A Uber já havia adicionado o formato no Brasil desde novembro de 2020, com um lançamento em Aracaju (SE). Nas cidades do interior da região Nordeste, o mototáxi é uma antiga de transporte consolidada entre o público, e a big tech aos poucos se adaptou para este formato. 

O que diz a Prefeitura de SP

Apesar da novidade ter animado os passageiros e até outras pessoas que enxergaram uma nova oportunidade de trabalhar com suas motocicletas, a Prefeitura de São Paulo não gostou muito da notícia e informou, segundo o Diário do Transporte, que vai determinar que a Uber suspenda esse serviço na capital paulista.

Em nota, a prefeitura diz que quer conversar com a empresa.

"O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, determinou a notificação da empresa Uber pela atividade de transporte remunerado de passageiros por motocicleta, serviço ainda não regulamentado no Município.

A pedido do prefeito, o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) entrará em contato com a empresa para solicitar a imediata suspensão da atividade, além dos devidos esclarecimentos por parte da Uber, uma vez que a empresa não informou a Prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade.

A orientação é que o serviço seja suspenso até que se faça uma reunião entre as partes para entender a dinâmica da atividade e fazer estudos e análises para viabilidade de implantação do serviço de transporte de passageiros por motocicletas".

Compartilhe  

últimas notícias