Diário de São Paulo
Siga-nos
Táxis

Prefeitura de São Paulo libera o uso de caminhonetes e pick-ups para o serviço de táxi; veja como irá funcionar

Medidas visam ampliar o serviço de transporte na capital paulista e facilitar o acesso para diversos públicos

Táxi em SP - Imagem: Divulgação / Heloisa Ballarini / Secom
Táxi em SP - Imagem: Divulgação / Heloisa Ballarini / Secom

por Marina Milani

Publicado em 22/04/2024, às 08h00


No último sábado (20), a Prefeitura de São Paulo anunciou a criação de duas novas categorias de táxis na cidade, além da liberação de mais 3,3 mil licenças para o serviço. Além disso, foram estabelecidas regras que podem facilitar o transporte de cargas e bagagens.

As duas novas categorias são:

Executivo: Esta categoria fica entre o táxi de luxo e o comum, direcionando-se principalmente ao público corporativo e eventos. Segundo o decreto, os táxis dessa categoria devem ter no máximo cinco anos de fabricação, ser de cor preta, ter no mínimo quatro portas e capacidade máxima para até sete passageiros.

Acessível: Destinada às pessoas portadoras de deficiência, esta categoria exige que os táxis possuam acessibilidade de acordo com as normas vigentes da ABNT e os manuais de requisitos técnicos do DTP ou da SPTrans. Carros já adaptados para esse atendimento serão automaticamente transferidos para esta modalidade.

Independentemente da categoria, os taxistas precisam estar previamente inscritos no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (Condutax). Para a modalidade "executivo", é necessário comprovar no mínimo dois anos de exercício profissional como motorista de táxi na capital. Já para a categoria "acessível", é preciso realizar o curso especial ministrado pelo Atende, vinculado à SPTrans.

O decreto também autoriza o uso de caminhonetes/pick-ups para o serviço de táxi, desde que tenham cabine dupla, quatro portas, peso bruto de até 3.500 kg e capacidade máxima para até sete pessoas. Essa medida busca ampliar a diversidade de veículos que prestam o serviço de táxi, garantindo atualidade, segurança e conforto aos usuários.

As novas categorias terão a mesma tarifa da categoria comum. Quanto às pick-ups, os taxistas não podem cobrar nenhum valor adicional ao que é mostrado no taxímetro pelo transporte dos itens na caçamba.

Além disso, a prefeitura realizará um sorteio de 3.698 vagas em 1.198 pontos de táxi em toda a cidade, incluindo o Aeroporto de Congonhas. Serão também sorteados 3.330 alvarás de estacionamento de táxi. As datas e as regras dos sorteios ainda não foram divulgadas.

Compartilhe  

últimas notícias