Diário de São Paulo
Siga-nos
FAIXA AZUL

Prefeitura de SP ampliará Faixa Azul em mais 4 vias da cidade; confira quais

As obras da prefeitura começaram na última segunda-feira (15) e devem seguir até o fim de abril

A obras da prefeitura começaram na última segunda-feira (15) e devem seguir até o fim de abril - Imagem: Reprodução/X @MyTransitSP
A obras da prefeitura começaram na última segunda-feira (15) e devem seguir até o fim de abril - Imagem: Reprodução/X @MyTransitSP

Ana Rodrigues Publicado em 16/04/2024, às 08h41


Na última segunda-feira (15), a Prefeitura de São Paulo iniciou as obras para a instalação de mais quatro Faixas Azuis na capital paulista. As avenidas Santos Dumont, Washington Luís, a Rua Santa Eulália e o Túnel Ayrton Senna I receberão nova sinalização de uso exclusivo dos motociclistas até o final de abril.

De acordo com o Metrópoles, a Faixa Azul é uma medida que começou a ser implantada em São Paulo a partir de 2022, quando a Avenida 23 de Maio foi a primeira a aplicar o projeto. Desde essa época, nenhuma morte de motociclista foi registrada no trecho onde está a faixa, dado esse que motivou a expansão da iniciativa para outros espaços da cidade.

A avenida Santos Dumont receberá a sinalização desde a avenida Braz Leme até a Ponte das Bandeiras, nos dois sentidos. Já o corredor Washington Luís terá a faixa em três trechos sentido centro, sendo eles: entre a Avenida Interlagos e a Rua Lacedemônia; entre a Avenida Dória e a Rua Viaza; e entre a Rua Vieira de Morais e a Avenida dos Bandeirantes.

Por sua vez, a Rua Santa Elália, terá o corredor exclusivo para os motociclistas apenas em um dos trechos, entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Santos Dumont, no sentido centro. Por fim, o Túnel Ayrton Senna I será contemplado com a sinalização entre a Vinte e Três de Maio e a Rua Colentino Marques.

Atualmente, São Paulo possui cerca de 90,1 km de Faixas Azuis. O plano do governo é chegar aos 200 km implementados até o final deste ano e, para isso acontecer, busca, com autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), iniciar a ampliação de mais 120 km do projeto, ainda piloto, da iniciativa em mais 28 vias da cidade.

Confira as vias autorizadas para participar da expansão da Faixa Azul:

  1. Estrada de Itapecerica;
  2. Avenida Senador Teotônio Vilela;
  3. Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;
  4. Rua Vergueiro;
  5. Avenida Santos Dumont (entre Av. Braz Leme e Ponte das Bandeiras);
  6. Avenida Braz Leme;
  7. Rua Santa Eulália;
  8. Via Elevada Presidente João Goulart;
  9. Túnel Ayrton Senna I;
  10. Complexo Viário Maria Maluf;
  11. Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro;
  12. Avenida Eliseu de Almeida;
  13. Avenida Salim Farah Maluf;
  14. Avenida Pirajussara;
  15. Avenida Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello;
  16. Avenida Washington Luís;
  17. Avenida Inajar de Souza;
  18. Avenida do Cursino;
  19. Avenida Jornalista Roberto Marinho;
  20. Avenida Escola Politécnica;
  21. Avenida Doutor Gastão Vidigal;
  22. Avenida Aricanduva;
  23. Avenida Doutor Ricardo Jafet;
  24. Avenida Professor Abraão de Morais;
  25. Avenida Presidente Tancredo Neves;
  26. Avenida Governador Carvalho Pinto/ Avenida Dom Helder Câmara/ Avenida Calim Eid;
  27. Rua Sapetuba;
  28. Eixo Norte/Sul (Av. Moreira Guimarães; Av. Rubem Berta; Viaduto 11 de Junho; Av. 23 de Maio; Túnel São João Paulo II; Av. Prestes Maia; Passagem Tom Jobim; Av. Tiradentes; Av. Santos Dumont, entre Av. Braz Leme e a Ponte das Bandeiras, e Ponte das Bandeira). 
Compartilhe  

últimas notícias