Diário de São Paulo
Siga-nos
Metrô SP

Nova linha de metrô que unirá a Capital Paulista até o Grande ABC ganha data de entrega

A linha 20-Rosa é um projeto que consiste na conexão da região da Lapa até a região de Santo André

Nova linha que unirá a Capital Paulista até o Grande ABC ganha data estimada para entrega - Imagem: Reprodução Pexels
Nova linha que unirá a Capital Paulista até o Grande ABC ganha data estimada para entrega - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 23/01/2024, às 12h31


Durante esta segunda-feira (22) ocorreu uma audiência aberta na cidade de Santo André, no ABC paulista, onde a Companhia do Metropolitano passou a estimativa de entrega para a nova linha de metrô, até o ano de 2040, a Linha 20-Rosa em que prevê o trajeto do bairro da Lapa, na capital de SP até o grande ABC até 2040. Além disso, foi levantado estudos sobre o impacto ambiental realizado por uma empresa contratada junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)

Aqui temos um cronograma preliminar e isso depende de uma série de detalhes, como recursos financeiros, condições de desapropriações, entre outras coisas. O calendário técnico foi feito pela equipe de projeto junto com o pessoal que elaborou o EIA (Estudo de Impacto Ambiental). O próximo passo é o projeto básico, que é o que realmente vai dar condições para fazermos as licitações de obra. Se tudo ocorrer bem, sem nenhum problema, a linha estará funcionando em 2035. Mas sabemos que algumas intercorrências podem acontecer, especialmente nas desapropriações. Por isso o prazo máximo é 2040”, explicou Epaminondas Duarte Júnior, chefe do departamento de planejamento e anteprojetos de engenharia da Companhia do Metropolitano de São Paulo. 

De acordo com o geólogo Fernando Kertzman, que esteve presente durante os estudos ambientais, os divulgou durante a audiência da última segunda (22). 

Se trata de uma área predominantemente urbana, então não haverá muitos impactos ambientais. A maior questão nesse aspecto é a supressão de árvores isoladas. Calculamos algo entre 1.300 e 1.400 árvores que vão ser suprimidas para a realização das obras. Mas existe um plano de plantio compensatório e na próxima fase do projeto haverá um acordo com a Cetesb para definir essas compensações”, disse o geólogo. 

De acordo com o Diário do grande ABC, o Metrôabriu o procedimento de licitação para fazer a contratação da empresa que ficará responsável por começar os primeiros esboços da projeção de engenharia de arquitetura do projeto básico para a nova linha. A contratação está agendada para ocorrer no dia 7 de março e a previsão para execução dos serviços é de 24 meses. 

A gente tem uma expectativa muito grande para a Linha 20 e trabalhamos com uma política sem promessas, sem fazer muita pirotecnia com relação a este tema, porque o Grande ABC já é bastante complexado por não ter recebido a Linha 18, que foi muito alardeada por deputados à época, que garantiram a construção do Metrô e ela não se concretizou na nossa região. Por isso temos muito cuidado com este tema, mas também muita energia”, comentou o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). 

A estimativa para a Linha 20-Rosa, será de uma extensão de 33 quilômetros, contendo 24 estações e dois pátios de manutenção, entre as estações Santa Marina, no bairro da Lapa, na Capital, e o destino final, em Santo André, com paradas pelas regiões de Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo. 

Será uma linha com conexão direta com outras linhas, tanto do Metrô quanto da CPTMe é colocada a expectativa de que possa auxiliar cerca de 1,3 milhões de passageiros diários. Serão 50 trens, com 133 segundos de intervalo entre eles.

Compartilhe  

últimas notícias