Diário de São Paulo
Siga-nos
Cracolândia

Policía civil faz operação na Cracolândia nesta terça-feira (10)

Polícia Civil realizou uma operação conjunta na Cracolândia, no Centro de São Paulo. Cerca de 19 pessoas foram detidas e levadas

Polícia Civil realizou uma operação conjunta na Cracolândia, no Centro de São Paulo. Cerca de 19 pessoas foram detidas e levadas - Imagem: Reprodução/TV GLOBO - Bom dia São Paulo
Polícia Civil realizou uma operação conjunta na Cracolândia, no Centro de São Paulo. Cerca de 19 pessoas foram detidas e levadas - Imagem: Reprodução/TV GLOBO - Bom dia São Paulo

Ana Rodrigues Publicado em 10/10/2023, às 08h57


Na manhã desta terça-feira (10), a Polícia Civil realizou uma operação conjunta na Cracolândia, no Centro de São Paulo, para buscar alvos identificados. Segundo informações iniciais, cerca de 19 pessoas foram detidas e levadas para 3º Distrito Policial. De acordo com a polícia, não houve registro de confronto.

De acordo com o G1, foi feito um levantamento pela Prefeitura de São Paulo, onde cerca de 1.200 pessoas foram flagradas todos os dias na Cracolândia durante os sete primeiros meses do ano. Ainda de acordo com os dados, a média diária de usuários cresceu 27,8% de janeiro a julho de 2023. A gestão municipal disse que o levantamento é feito por meio de imagens captadas por drones.

Essa região refletiu a espiral de violência na capital paulista. O problema se arrasta há décadas e é tratado de maneiras diferentes a cada nova gestão. No mês passado, a polícia utilizou bombas de efeito moral e balas de borracha contra os usuários. 

Nesses últimos anos, a prefeitura e o estado passaram a realizar ações policiais para dispersar usuários de drogas, que ficavam concentrados em determinadas ruas. A medida fez com que os usuários se espalhassem pela região e ainda afetou a vida de comerciantes e moradores, que relatavam o aumento da violência e insegurança.

Segundo um levantamento feito pela GloboNews, com base nos dados da Secretaria da Segurança Pública, mais de 130 lojas foram roubadas ou furtadas na região desde abril.

Em julho, a Defensoria Pública do Estado divulgou um relatório que aponta a ineficácia da estratégia de intervenção policial adotada ao longos dos últimos anos. Segundo o relatório, 90% das prisões em massa realizadas na região durante a 6ª fase da Operação Caronte, onde foram consideradas ilegais pela justiça e arquivadas.

Compartilhe  

últimas notícias