Diário de São Paulo
Siga-nos
Dengue

Municípios de SP começam a aplicar vacina contra a dengue; veja calendário

Ao todo 11 municípios da região receberam lotes do imunizante contra a dengue

Municípios de SP começam a aplicar vacina contra a dengue; veja calendário - Imagem: reprodução Freepik
Municípios de SP começam a aplicar vacina contra a dengue; veja calendário - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 20/02/2024, às 11h19


A partir desta terça-feira (20), Guarulhos e outras cidades da Grande São Paulo iniciarão a vacinação contra a dengue.

Conforme informações do G1, no total, 11 municípios da região passarão a aplicar o imunizante ao longo desta semana.

O estado de São Paulo já registrou 15 mortes em decorrência da doença, ocorridas entre 01 de janeiro e 16 de fevereiro, distribuídas em 10 cidades diferentes, incluindo São Paulo e Guarulhos.

No dia 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a relação dos cerca de 500 municípios brasileiros que receberiam as doses do imunizante para vacinação do público-alvo, compreendido entre 10 e 14 anos. No entanto, apenas 11 cidades paulistas foram contempladas, sendo elas: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis. A capital, São Paulo, não integrou a lista inicial.

As cidades de Suzano, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana, confirmaram que farão a aplicação das doses a partir desta terça-feira (20).

A Prefeitura de Guararema afirmou que também tem a expectativa de iniciar a campanha de imunização contra a dengue na próxima quarta-feira (21), mas divulgará detalhes em breve. Por outro lado, as cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Poá e Biritiba-Mirim ainda não haviam definido a data de início da vacinação. Já Biritiba Mirim e Salesópolis planejam iniciar as campanhas entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) nas escolas e disponibilizar as doses na semana seguinte nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A vacinação contra a dengue foi anunciada como estratégia desde o início da nova gestão do Ministério da Saúde, em meio ao aumento de casos e óbitos no país.

O imunizante Qdenga, adquirido do laboratório japonês Takeda Pharma, será utilizado, sendo que 6,5 milhões de doses estão previstas para serem entregues, sendo 5,2 milhões compradas e o restante doado pelo fabricante. No entanto, a capacidade limitada de produção do laboratório resultou na restrição na cobertura vacinal, com apenas 521 dos mais de 5 mil municípios brasileiros sendo atendidos.

A imunização completa requer duas doses, com previsão de ampliação da vacinação com um imunizante em desenvolvimento pelo Instituto Butantan. A entrega das doses ocorrerá ao longo do ano, com expectativa de conclusão até novembro.

Compartilhe  

últimas notícias