Diário de São Paulo
Siga-nos
Reintegração

Moradores interditam estrada em protesto contra reintegração de posse em Guarulhos

O tráfego de veículos foi comprometido durante a manhã de hoje

Moradores interditam estrada em protesto contra reintegração de posse em Guarulhos - Imagem: reprodução / TV Globo
Moradores interditam estrada em protesto contra reintegração de posse em Guarulhos - Imagem: reprodução / TV Globo

Nathalia Jesus Publicado em 25/07/2023, às 11h24


No início da manhã desta terça-feira (25), moradores do Parque Primavera, em Guarulhos, na Grande São Paulo, protestaram contra uma ação de reintegração de posse que acontecerá no local. O grupo colocou fogo em pneus e madeiras, e levou cartazes para chamar atenção da população.

De acordo com os manifestantes, cerca de 400 famílias moram no terreno e devem ser despejadas. Algumas pessoas moram no local há cerca de 15 anos. O protesto interditou os dois sentidos da via, que liga Jardim Bananal e Jardim Taboão, regiões que ficam ao norte do Aeroporto de Guarulhos.

Ao g1, a prefeitura de Guarulhos afirmou que o caso "trata-se de uma reintegração de posse de uma área particular decidida pela Justiça". "A Prefeitura dá o apoio necessário para os moradores oferecendo aluguel social a partir de cadastro junto à Secretaria Municipal de Habilitação", disse.

A Secretaria da Justiça de Guarulhos informou que a reintegração de posse será realizada em uma área da cooperativa Primeira Casa. "Não se trata de uma comunidade. A desocupação não ocorre sobre todos os imóveis, apenas sobre aqueles inadimplentes, os invadidos e os que estão em área de preservação ambiental", diz o posicionamento.

Segundo o comunicado, a Prefeitura oferece aluguel social a partir de cadastro na Secretaria da Habitação.

Segundo a PM de SP, a corporação foi acionada às 6h50 para acompanhar o protesto. "Os manifestantes em comum acordo decidiram encerrar a manifestação – os bombeiros estão no local apagando o fogo que foi colocado em pneus e madeiras para interditar a via", disse a PM.

Compartilhe  

últimas notícias