Diário de São Paulo
Siga-nos
ATENÇÃO!

Justiça determina que SP volte a oferecer cirurgias de prótese mamária para pessoas trans

O procedimento foi suspenso em 2020 pois deixou de fazer parte das cirurgias eletivas

O procedimento foi suspenso em 2020 pois deixou de fazer parte das cirurgias eletivas - Imagem: Reprodução/Freepik
O procedimento foi suspenso em 2020 pois deixou de fazer parte das cirurgias eletivas - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 07/02/2024, às 09h35


O Tribunal de Justiça do estado de São Paulo ordenou que o governo paulista volte a oferecer cirurgias de prótese mamária para mulheres transexuais e travestis nos hospitais da rede estadual.

Segundo a CNN, a decisão foi do Juiz Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª Vara de Fazenda Pública, que acolhe a ação popular que foi movida pela codeputada estadual Carolina Iara, integrante da Bancada Feminisa do PSOL na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). O magistrado ainda determinou urgência para o cumprimento da resolução.

A codeputada explicou à CNN que o procedimento estava suspenso desde 2020, quando deixou de fazer parte das cirurgias eletivas oferecidas pelos hospitais estaduais, que se concentraram no combate à Covid-19.

Não sabemos se o procedimento não retornou por negligência ou preconceito. No entanto, é uma operação que envolve à saúde física e mental de pessoas trans e travestis, então entramos com esta liminar para o retorno imediato das operações e da compra das próteses", declarou a parlamentar.

Ao ser procurado, o governo do estado de São Paulo disse que ainda não foi intimado da liminar, mas que a Secretaria do Estado da Saúde (SES) estuda medidas para retomar a realização de cirurgias de próteses mamárias de silicone em pessoas transexuais e travestis em suas unidades de saúde.

Compartilhe  

últimas notícias