Diário de São Paulo
Siga-nos
Pedido inusitado

Guarulhos pede ao governo federal para ser considerada 'cidade de fronteira'; entenda

O pedido causou estranhamento, pois a cidade não faz fronteira com nenhum país

Guarulhos pede ao governo federal para ser considerada 'cidade de fronteira'; entenda - Imagem: reprodução g1
Guarulhos pede ao governo federal para ser considerada 'cidade de fronteira'; entenda - Imagem: reprodução g1

Vitória Tedeschi Publicado em 05/04/2023, às 11h54


Na última terça-feira (04), a prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, solicitou ao governo federal que seja considerada oficialmente uma 'cidade fronteira', apesar de não fazer fronteira com nenhum outro país.

O argumento da cidade é abrigar o principal aeroporto internacional do país, por onde muitos imigrantes e refugiados têm chegado de outros países, sobretudo do Afeganistão. A categoria facilitaria o recebimento de recursos da União para acolhê-los.

Essas verbas e recursos são característicos de políticas públicas de lugares que recebem e acolhem refugiados, como cidades que fazem fronteira com países que estão em guerra. Não há países ao lado de Guarulhos, no entanto, a chegada dos refugiados em grande quantidade coloca a cidade em uma situação similar.

A prefeitura cita um episódio, que aconteceu no final de 2022, como um bom motivo para a nova classificação. Na ocasião, muitos refugiados afegãos começaram a chegar sem ter para onde ir, então ficavam nas aéreas comuns do aeroporto.

De acordo com o G1, no início deste ano, a situação melhorou, mas recentemente voltou a acontecer. Na madrugada da última terça-feira (04), cerca de 60 afegãos chegaram ao aeroporto e montaram colchonetes para dormir no local. Segundo as autoridades municipais, essas pessoas foram encaminhadas ao serviço de acolhida.

Apesar da emergência, a solicitação da Prefeitura de Guarulhos não tem prazo para ser analisada pelo governo federal.

Compartilhe  

últimas notícias