Diário de São Paulo
Siga-nos
Chuvas

Governo reconhece situação de emergência em municípios de 10 estados; veja lista

São Paulo é um dos estados afetados por desastres causados pelas fortes chuvas

Governo reconhece situação de emergência em municípios de 10 estados; veja lista - Imagem: reprodução Fotos Públicas
Governo reconhece situação de emergência em municípios de 10 estados; veja lista - Imagem: reprodução Fotos Públicas

Vitória Tedeschi Publicado em 26/03/2024, às 16h07


Na última segunda-feira (25), o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), anunciou que reconheceu durante o fim de semana, situação de emergência em 10 estados afetados por desastres causados pelas fortes chuvas.

A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação Socila do Governo, que que afirmou que estão na lista municípios dos seguintes lugares:

  1. Bahia,
  2. Goiás,
  3. Maranhão,
  4. Minas Gerais,
  5. Pará,
  6. Rio de Janeiro,
  7. Rio Grande do Sul,
  8. Santa Catarina,
  9. São Paulo e
  10. Espírito Santo.

Com isso, tais locais podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais, a fim de minimizar os impactos das chuvas.

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Em São Paulo, a situação de emergência foi reconhecida para os municípios de Guaratinguetá, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Isabel, São Bento do Sapucaí e Ubatuba, todos castigados pelas chuvas", afirma o alerta.

Além destas, as cidades de Baixa Grande e Maiquinique, na Bahia; Flores de Goiás, em Goiás; São Roberto, no Maranhão; Cássia, em Minas Gerais; Ulianópolis, no Pará; Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro; e Itapoá, em Santa Catarina, também entraram na lista. No Rio Grande do Sul, a cidade de Putinga registrou enxurradas, enquanto Vale do Sol foi atingida por um vendaval.

Compartilhe  

últimas notícias