Diário de São Paulo
Siga-nos
Política

Fhoresp faz pedido importante para o Governo de SP sobre a cobrança de ICMS; entenda

Em uma audiência nesta quarta-feira (22), o assunto pôde ser abordado de forma mais ampla

Fhoresp faz pedido importante para o Governo de SP sobre a cobrança de ICMS - Imagem: reprodução I Divulgação
Fhoresp faz pedido importante para o Governo de SP sobre a cobrança de ICMS - Imagem: reprodução I Divulgação

Juliane Moreti Publicado em 23/11/2023, às 18h08


Nesta quarta-feira (22), a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (Fhoresp) pediu que o governo de São Paulo para adiar a cobrança de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A entidade, que representa 250 mil estabelecimentos, está correndo atrás do objetivo de diminuir os impactos que superam estimados R$ 500 milhões em bares, hotéis e restaurantes, em que 50% estão na capital e região metropolitana, durante os dias que ficaram sem energia elétrica por vários dias. 

No pedido reivindicado ao Palácio dos Bandeirantes, na sede do Governo Paulista, também foi soliticado linhas de crédito para poder compor os problemas causados no mesmo período, e entregue em ofício ao vice-governador Felício Ramuth (PSD).

Esdson, o diretor-executivo da Federação, falou em detalhes em relação ao encontro, considerando a prorrogação como uma esfera de ''caráter de urgência'' do pagamento do ICMS, pensando também na mediação para outros tributos. 

''A ampliação o prazo do pagamento de impostos é necessária para as empresas prejudicadas pelo apagão. Elas precisam deste auxílio. Além disso, uma ajuda financeira contribuirá, ainda mais, para a recuperação mais rápida de um setor que ainda sofre os reflexos da pandemia de Covid-19'', disse, ainda.

Além disso, a Fhoresp também pediu ao Tarcísio de Freitas (Republicanos) que fossem abertas linhas de créditos especiais do Estado para hotéis, bares e resturantes por meio do Desenvolve SP e do Banco do Povo. 

Como uma resposta imediata, Felício afirmou saber dos prejuízos nesses setores que foram causados por causa do blecautes e ainda assumiu o compromisso de agendar reuniões da entidade com as insituições necessárias para a questão da linha de crédito. 

Participaram da reunião os diretores Bruno Omori (Hospitalidade e Jogos), Enio Miranda (Planejamento Estratégico e Governança Corporativa), César Ferreira (Bares e Casa Noturnas) e Alessandra Calabresi (Departamento Jurídico).

Compartilhe  

últimas notícias