Diário de São Paulo
Siga-nos

Estado de São Paulo registra menor número de roubos em fevereiro

Estatísticas criminais apontam redução nos roubos, homicídios dolosos e estupros, mas aumento nos furtos e latrocínios

Estado de São Paulo registra menor número de roubos em fevereiro - Imagem: Divulgação / PM-SP
Estado de São Paulo registra menor número de roubos em fevereiro - Imagem: Divulgação / PM-SP

Marina Milani Publicado em 26/03/2024, às 07h26


Em fevereiro, o estado de São Paulo alcançou o menor número de roubos em geral da série histórica para o mês, conforme divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (25). Foram registradas 16.455 ocorrências de roubos no período, representando uma redução de 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta marca marca a 11ª queda consecutiva desse indicador no estado.

Além disso, houve quedas significativas nos homicídios dolosos, que diminuíram de 222 ocorrências para 216, e no total de estupros, que passaram de 1.110 casos para 995 registros. Destaca-se que esta foi a primeira vez em sete meses que houve redução no número de estupros em São Paulo.

A redução nos índices de estupro foi observada tanto na capital paulista quanto na região metropolitana e no interior do estado. Na capital, por exemplo, os casos caíram de 263 para 220, uma queda de 16,3%, enquanto na Grande São Paulo a redução foi de 20,2%, com 170 ocorrências.

A SSP considera essa diminuição nos casos de estupro um "importante avanço", apesar de reconhecer a existência de subnotificação. O órgão ressalta o papel do estado em fortalecer a confiança das vítimas nos órgãos públicos para encorajá-las a denunciar os agressores, destacando a existência de uma extensa rede de apoio para acolher as vítimas e investigar os suspeitos.

Por outro lado, as estatísticas também apontaram um aumento no número de latrocínios e furtos no estado. Os furtos em geral cresceram 2,4% no período, totalizando 45.042 casos. Já os latrocínios passaram de 11 ocorrências no ano passado para 16 em fevereiro deste ano.

Compartilhe  

últimas notícias